Prefeito de Campinas e especialistas durante transmissão ao vivo sobre o Novembro Azul.
Carlos Bassan/PMC
Prefeito de Campinas e especialistas durante transmissão ao vivo sobre o Novembro Azul.


A Prefeitura de Campinas divulgou nesta quinta-feira (18) as ações para o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata. A cidade promove treinamentos e oferecer exames e consultas médicas.

Na Rede Mário Gatti, vídeos e áudios gravados por especialistas são divulgados nas redes e mídias internas. Já para os residentes da Saúde da Família, são oferecidos treinamentos sobre temas relacionados à saúde do homem.

Nos centros de saúde, além dos testes rápidos de HIV, sífilis, glicemia e aferição de pressão, orientações sobre o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) também são repassadas aos moradores que procurarem as unidades.

Além disso, os funcionários efetivos ou terceirizados com mais de 45 anos, e que não fizeram o exame de próstata em 2020 e 2021, podem passar por exames e consultas. O agendamento é feito na UST (Unidade de Saúde do Trabalhador).

Por fim, de acordo com o texto da administração municipal, em 28 de novembro será realizada uma caminhada no Parque Taquaral, com saída do portão 3, às 8h30, para encerrar o Novembro Azul. 

DADOS DA DOENÇA

O número de mortes por câncer de próstata em Campinas cresceu 9% em 2020, segundo dados do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde). A comparação é em relação ao ano anterior e foi divulgado por conta do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização mundial da doença.



O dado, o mais recente de Campinas, foi o terceiro maior dos últimos nove anos. Em 2020, foram 14,4 mortes por câncer de próstata a cada 100 mil homens. Já em 2019, o coeficiente foi de 13,2. O total de mortes por câncer de próstata saiu de 78 para 85.

Conforme os dados do SIM (Sistema de Informação de Mortalidade) e do RCBP (Registro de Câncer de Base Populacional) de Campinas, o ano de 2018 teve a maior mortalidade desde 2012. Foram 15 mortes a cada 100 mil, com 87 no total absoluto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!