Campinas aguarda novos dados para definir fim da obrigatoriedade de máscara.
Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas
Campinas aguarda novos dados para definir fim da obrigatoriedade de máscara.


A Prefeitura de Campinas informou, na tarde desta quarta-feira (24), que o fim do uso obrigatório de máscara na cidade será definida após conclusão de análise epidemiológica dos números da covid-19 e dos novos decretos estaduais.

Mais cedo, o governador João Doria (PSDB) anunciou a desobrigação do uso de máscara em locais abertos no estado a partir do dia 11 de dezembro.

Em nota, a Prefeitura de Campinas, informou que além das máscaras, também aguarda a conclusão das análises para definir o Réveillon e o Carnaval em Campinas. A nota ainda informa que na próxima semana anunciará novas medidas de enfrentamento à pandemia.

MÁSCARAS  

O governador anunciou em coletiva no Palácio dos Bandeirantes a liberação do uso de máscaras em locais abertos a partir do dia 11 de dezembro em todo o estado de São Paulo.

De acordo com ele, o uso segue obrigatório em áreas internas e áreas de transporte público, incluindo as centrais de transporte público. "Será obrigatório inclusive em estações a céu aberto, em trens e ônibus".

Ainda de acordo com o governo estadual, a dispensa de máscara ocorre porque 75% da população paulista está totalmente vacinada. Além disso, até 30 de novembro, a cobertura vacinal deve atingir a marca de 80%.

De acordo com a coordenadora geral do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula, a liberação do uso de máscara foi possível por conta do avanço da vacinação contra a covid-19.

"Quando nós olhamos a campanha de vacinação no estado de São Paulo temos que olhar sempre para os outros países que estão em condições parecidas com a nossa. O estado de São Paulo é o 5º 'país' com a cobertura vacinal nessa condição (que possibilita a liberação do uso de máscara)", disse ela.

A coordenadora informou ainda que 74,5% da população geral já tomou as duas doses da vacina, ou seja, completou esquema vacinal.



Vale lembrar que o decreto estadual que estabeleceu o uso obrigatório de máscaras de proteção facial por conta da pandemia em São Paulo é do dia 4 de maio de 2020.

REFORÇO VACINAL

Antes da liberação, o estado vai promover uma ação de reforço vacinal entre os dias 1º e 10 de dezembro nos 645 municípios do estado, juntamente com as Prefeituras e secretarias municipais. A ideia é promover a dose de reforço neste período.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!