Luciana Freitas foi eleita presidente da OAB Campinas na noite desta quinta-feira (25). Ela recebeu o apoio de 2.858 advogados e advogadas da cidade, o que corresponde a 48,3% dos votos válidos. A votação ocorreu das 9h às 17h.
Eleita para o triênio 2022-2024, Luciana é a segunda mulher na história a assumir o cargo na 3ª Subseção. Advogada no município há 25 anos e professora universitária, ela foi candidata pela chapa "Trabalho e Inovação".
Ao todo, 13 mil advogados estavam aptos a votar, mas 6.742 compareceram à Casa da Advocacia e Cidadania
, que fica na Rua Lupércio Arruda Camargo, 111, no bairro Jardim Santana. O pleito foi feito com uso de urnas 100% eletrônicas.
O total de votos brancos e nulos não foi divulgado até a noite desta quinta. Todos os inscritos que estivessem em dia com o pagamento das anuidades foram obrigado a votar, sob pena de receber multa equivalente a 20% do valor.
Luciana superou os candidatos Fernando Quércia, da chapa "OAB que eu quero", Adelaide Albergaria, "OAB para 13 mil" e José Carlos Sedeh de Falco II "OAB Impacto".
Veja abaixo o total de votos recebidos por cada um:
Luciana Freitas - 2.858 votos
Fernando Quércia 2.005 votos
Adelaide Albergaria - 840 votos
José Carlos Sedeh de Falco II - 202 votos
NOVAS REGRAS
Pela primeira vez, a composição das chapas para todas as subseções teve que considerar a paridade de gênero e o sistema de cotas, medidas aprovadas pelo Conselho Federal em 2020.
O pleito também levou em conta as restrições e exigências da LGPD (Lei Geral de Dados Pessoais), que passou a vigorar em setembro. A regulamentação serve para garantir segurança e transparência às informações pessoais coletadas por entidades públicas e privadas.