Vacinação em Campinas.
Divulgação/Prefeitura de Campinas
Vacinação em Campinas.


A secretaria de Saúde de Campinas abriu, na tare desta sexta-feira (3), o agendamento da dose de reforço da vacina contra a covid-19, com o intervalo reduzido para quatro meses. Agora, o morador da cidade que tomou a segunda dose da vacina há quatro meses entre julho e agosto -, já pode agendar a dose adicional, ou terceira dose como também ficou conhecida, no site da Prefeitura (CLIQUE AQUI) ou no telefone 160. 

A redução no intervalo entre as doses, de cinco para quatro meses, foi anunciada pela Prefeitura na tarde de ontem, após anúncio do governo estadual de antecipar a dose adicional. A medida foi uma recomendação do Comitê Científico do Coronavírus do Estado de São Paulo diante do cenário epidemiológico da doença no mundo, com o surgimento da nova variante ômicron e a proximidade das festividades de final de ano. 

Com isso, mais pessoas serão vacinadas com a dose de reforço ainda neste mês. A pasta ainda não informou o número de pessoas que já podem agendar a vacina. Mas adiantou que há 65.783 vagas disponíveis para o agendamento em todas as categorias contempladas com a vacinação para o agendamento até 30 de dezembro. (confira abaixo).  

A medida vale para quem tomou duas doses dos imunizantes do Butantan/Coronavac, da Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BioNTech. 

Além do cenário epidemiológico ao redor do mundo, a medida levou em consideração que São Paulo é porta de entrada, via portos e aeroportos, de pessoas de todo o mundo e o Brasil ainda não tem a obrigatoriedade da apresentação de comprovante de esquema vacinal completo para os viajantes. Nesta semana, SP também confirmou três casos da variante ômicron, que também já havia sido diagnosticada em diversos países, podendo impactar no cenário epidemiológico mundial. 

JANSSEN  

Campinas também abriu hoje o agendamento da segunda dose da vacina contra a covid-19 para quem foi imunizado com a Janssen. Na cidade, 31,7 mil receberam a Janssen. A segunda dose será aplicada em pessoas que receberam a primeira há pelo menos dois meses e em quem tem alto grau de imunossupressão e foi vacinado há 28 dias (leia mais aqui). 

O AGENDAMENTO

Para agendar a dose, é preciso acessar o site Vacina Campinas (clique aqui) ou ligar no telefone 160. Pessoas que tiverem dificuldade devem procurar um centro de saúde mais próximo da sua residência. 

Para receber a dose adicional, a pessoa deve levar a carteira de vacinação, documentos de identificação com foto e comprovante de endereço. 

LOCAIS

A aplicação das doses está sendo realizada em 64 dos 67 centros de saúde da cidade (apenas o Boa Esperança, Carlos Gomes e Campina Grande não fazem a aplicação) com dia e hora marcados. 

É importante que as pessoas cheguem, no máximo, com 10 minutos de antecedência para evitar aglomerações. 



OUTROS GRUPOS

Além das doses adicionais para maiores de 18 anos, o agendamento está aberto para primeira dose para pessoas a partir de 18 anos e adolescentes entre 12 e 17, inclusive gestantes e puérperas das duas faixas etárias; além da dose adicional para a população com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose há 28 dias.

As orientações e documentos necessários para cada grupo podem ser consultados no site https://vacina.campinas.sp.gov.br .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!