Unicamp abre inscrições para 120 vagas do ProFis 2022.
Divulgação/Unicamp
Unicamp abre inscrições para 120 vagas do ProFis 2022.


A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abriu nesta segunda-feira (6) as inscrições para o ProFis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior). Nesta modalidade de ingresso na universidade, serão disponibilizadas 120 vagas destinadas aos estudantes do ensino médio das escolas públicas de Campinas. 

A inscrição gratuita para o programa ficará aberta até às 17h do dia 20 de dezembro. Ela deve ser realizada exclusivamente pela página oficial do programa: www.profis.prg.unicamp.br.

Segundo a universidade, as vagas serão preenchidas por pelo menos um aluno de cada instituição de ensino médio da rede pública da cidade, mas a classificação dos selecionados será feita com base no resultado obtido no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano de conclusão do ensino médio.

REQUISITOS

Segundo a Unicamp, podem se inscrever no ProFIS 2022 os estudantes que cumpram todos os requisitos abaixo:

- Tiver cursado os dois primeiros anos do ensino médio integralmente em escolas da rede pública brasileira (municipal, estadual ou federal);

- Estiver cursando o terceiro ano do ensino médio em escola da rede pública localizada no município de Campinas;

- Estiver inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021.

O PROGRAMA

O currículo do curso do ProFIS inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de duração. Concluído o ProFIS, o aluno então terá acesso a um dos cursos de graduação da universidade.

São disponibilizadas vagas em número suficiente para todos os alunos participantes, entretanto, a admissão para o curso de escolha dependerá de três fatores:

- Do número de vagas disponibilizadas por curso;

- Do número de alunos que se candidatarem àquelas vagas;

- Do rendimento acadêmico do aluno no decorrer dos dois anos do ProFIS.



VAGAS POR CURSO

O preenchimento das vagas é feito com base nas notas obtidas pelos alunos nas disciplinas obrigatórias do ProFIS.

Primeiramente, o aluno com maior coeficiente de rendimento nas disciplinas obrigatórias escolhe em que curso quer ingressar. Em seguida, o segundo melhor colocado escolhe uma das vagas restantes. Esse processo é repetido, seguindo a ordem decrescente das notas, até que todos os alunos sejam contemplados. 

Já para ingresso nos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música, o aluno deverá ter sido aprovado na prova de habilidades específicas dos respectivos cursos, de acordo com o calendário da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!