Após caso de raiva em morcego, Saúde faz ação hoje em Barão Geraldo
Reprodução: ACidade ON
Após caso de raiva em morcego, Saúde faz ação hoje em Barão Geraldo


A secretaria de Saúde faz neste sábado (11) uma ação educativa sobre a raiva no bairro Terras do Barão, no distrito de Barão Geraldo. A ação foi desencadeada depois que um morcego encontrado no local testou positivo para a doença. 

Entre 9h e 13h, agentes comunitários de saúde e de controle ambiental vão percorrer 650 imóveis, na região, para orientar a população sobre a raiva e como proceder ao encontrar morcegos em casa.  

Desde o início do ano, foram identificados sete morcegos com raiva no distrito de Barão Geraldo , segundo dados da pasta.  

ORIENTAÇÕES

De acordo com a veterinária da Visa Norte Tosca de Lucca, em caso de encontrar morcegos mortos ou com comportamento estranho, a população deve acionar a UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses) por meio dos telefones (19) 2515-7047 e 3245-1219, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  

Fora destes horários, o plantão da UVZ pode ser acionado por meio da Defesa Civil, pelo telefone 199. É considerado comportamento estranho o morcego que voa durante o dia, que fica pendurado em locais com a incidência direta de luz solar, que fique dentro de residências ou caído no chão.  

A orientação da Secretaria de Saúde é nunca tocar em um morcego (vivo ou morto). Por serem animais silvestres de extrema importância para o meio ambiente, matar um morcego é considerado crime ambiental.  

ANIMAIS DOMÉSTICOS

Além das orientações, os agentes vão verificar com os moradores se anteriormente houve aparecimento de morcegos com comportamento alterado e se há cães ou gatos em casa.  

"Vamos avaliar cada caso e, se houver necessidade, os animais domésticos serão encaminhados para dose de reforço da vacina antirrábica", disse a veterinária.  

CASOS

A raiva é uma doença letal em praticamente 100% dos casos, inclusive nos humanos. Em Campinas, o último caso da doença em humanos aconteceu em 1981.  

Entre 2014 e 2016, o município registrou três casos de raivas em animais domésticos (dois gatos 2014 e 2016 - e um cão - 2015), que foram infectados por morcegos.

A vacinação contra a raiva é realizada por agendamento na UVZ. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. A marcação do horário deve ser feita pelos telefones (19) 2515-7047 e 3245-1219.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!