A secretaria de Saúde de Campinas continua a realizar nesta semana as ações de vacinação em escolas públicas de Campinas. A ação faz parte da iniciativa "Campinas Vacina Mais/Escola", que pretende aumentar a cobertura vacinal dos adolescentes.
Além dos alunos, estão sendo vacinados trabalhadores das escolas e familiares dos estudantes.
Nesta segunda-feira (13), as vacinas serão aplicadas nas escolas estaduais "Telêmaco Paioli Melges", na região Norte, e "Orlando Signoreli", na região Sudoeste. Não há necessidade de agendamento.
Outras duas escolas da região Norte da cidade receberão a vacinação nos dias 16 e 17, quinta e sexta-feira. As vacinas são aplicadas pelas equipes dos centros de saúde.
Até agora, as ações já foram feitas em 19 escolas estaduais.
Segundo a Prefeitura, cerca de 1,1 mil pessoas já foram vacinadas nas escolas.
ESCOLAS
13/12 - Escola Estadual "Doutor Telemaco Paioli Melges" (CS Cássio Raposo)
13/12 - Escola Estadual "Orlando Signorelli" (CS DIC VI)
16/12 - Escola Estadual "Édson Luiz Schmidt" (CS San Martin)
17/12 - Escola Estadual "Guido Segalho" (CS Aurélia)
Leia Também
OBJETIVO
A vacinação nas escolas foi iniciada depois que um levantamento do Devisa (Departamento Municipal de Vigilância em Saúde) apontou que cerca de 23 mil alunos da rede estadual com idade a partir de 12 anos estão sem a primeira dose da vacina.
Em relação à segunda dose, são cerca de 14 mil com a imunização incompleta.
Em Campinas, a cobertura vacinal de primeira dose dos adolescentes entre 12 e 14 anos é de 66,5%. Entre as pessoas de 15 a 17 anos, a cobertura é de 68,1%. Em relação à população adulta, a cobertura vacinal completa é de 92,4%, segundo levantamento recente publicado nesta segunda-feira, dia 6 de dezembro.
DOCUMENTOS
Os menores de idade devem levar RG e/ou CPF. Todos os alunos serão vacinados, exceto aqueles que levarem o termo de recusa assinado pelos pais.
Os adultos precisam apresentar apenas o documento de identificação. No caso de segunda dose ou dose adicional, é preciso levar, também, a carteira de vacinação. Os intervalos e regras do Programa Estadual de Imunização também serão seguidos nas ações nas escolas (confira abaixo).
INTERVALOS
Vacina da Pfizer
para receber a segunda dose da Pfizer é preciso um intervalo de pelo menos 21 dias (três semanas) para pessoas a partir de 18 anos. No caso de adolescentes, o intervalo é a partir de oito semanas.
Vacina Astrazeneca
o intervalo entre as doses da vacina da Astrazeneca é de, no mínimo, oito semanas.
Vacina CoronaVac
o intervalo entre as doses da vacina CoronaVac é de quatro semanas.
Vacina Janssen
o intervalo entre as doses é de 61 dias.
Dose adicional
pessoas a partir de 18 anos precisam ter completado o esquema vacinal há pelo menos quatro meses. Pessoas com alto grau de imunossupressão podem receber a dose adicional a partir de 28 dias da segunda dose.