Glicério e Campos Sales serão fechadas para o lazer neste domingo.
Carlos Bassan
Glicério e Campos Sales serão fechadas para o lazer neste domingo.


Campinas terá neste domingo (19) um evento que irá fechar, para veículos, trechos das avenidas Francisco Glicério e Campos Sales, na região central. No local ocorrerá atividades gratuitas com cultura, gastronomia, esportes e lazer. As vias ficarão fechadas para a circulação de veículos, das 9h às 15h. O objetivo é valorizar a área central por meio do convívio das pessoas e fortalecer o comércio - ações do tipo já ocorreram antes da pandemia.

A ação é batizada de "Rua Viva" e vai ocorrer apenas nesse domingo, quando o comércio de rua também estará aberto para as compras de Natal.  Em frente à Catedral Metropolitana, na Praça José Bonifácio, haverá a presença do Papai Noel e as crianças poderão se divertir na área kids com brinquedos.

FECHAMENTO

Leia Também

Segundo a Prefeitura, a Avenida Glicério será fechada entre o Largo do Rosário e Rua Ferreira Penteado; a Campos Sales, a partir do cruzamento com a José Paulino. 

"O objetivo é valorizar a área central, transformando-a em um grande boulevard e uma área de cultura e lazer que privilegia o convívio. Além de beneficiar e fortalecer o comércio local, que ficará aberto neste dia", afirmou a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

ATRAÇÕES

Na Avenida Glicério

- 9h às 10h30 - aula de ritmos

- 10h às 12h - recreação, frescobol, bets e mini futebol

- 10h às 11h30 - badminton

- 10h às 16h - festival de skate

- 11h - cães da guarda municipal

- 14h - apresentação de kung fu

No Largo do Rosário

- 9h às 10h30 - professores de dança farão apresentações com aula de ritmo

- 11h30 às 12h30 - Coral Uniodonto

MAIS ATRAÇÕES 

- O Corpo de Bombeiros participa com a exposição de viaturas. 

- A Emdec também participa com a apresentação do mini circuito de trânsito, que ensina educação na direção para motoristas e como se comportar no tráfego das ruas da cidade para os pedestres.

- Uma das atrações principais será a participação do 501st Legion Death Star Garrison. Trata-se de uma das guarnições do grupo 501st Legion no Brasil, um fã clube mundial, que conta com mais de 15.100 membros em 65 países. O objetivo é celebrar os filmes Star Wars pelo uso dos trajes das personagens da saga.


Na Avenida Campos Sales

- 10h - apresentações de skate e manobras.  

- E participação do V8 & Cia, com exposição de carros antigos, durante todo o período do evento.

Museu da Imagem e do Som (MIS)  

9h às 15h - aberto para visitantes. Haverá monitoria. A exposição "Viva Terceira Idade Ativa", do Projeto Gente Nova - Progen Vila Bela e apresentação de vídeo. Endereço: Rua Regente Feijó, n º 859, no Centro.

Natal Sem Fome

A organização pede a doação de 1 quilo de um alimento não perecível para a campanha "Natal Sem Fome", organizada pela Prefeitura de Campinas para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social. A arrecadação será encaminhada para distribuição para famílias cadastradas nos programas de assistência social da Prefeitura.

Praças de alimentação

A Associação dos Feirantes Noturnos (Afen) e a Setec participarão do evento com as bancas de produtos alimentícios de feira em três praças de alimentação que serão instaladas na Glicério e em frente ao Fórum. Haverá música ao vivo.

Outra atração será a Casa do Papai Noel, na Praça José Bonifácio, onde o bom velhinho receberá as cartinhas. 

TRÂNSITO 

Por conta das atividades, as ações operacionais da Emdec começam a partir das 5h de domingo seguindo até as 17h.

Como desvio da região interditada, a Emdec indica, dependendo do destino, rotas pelas vias:

- Benjamin Constant, Senador Saraiva, Viaduto Miguel Vicente Cury e Moraes Salles;

- José Paulino, General Osório e Anchieta;

- General Osório, Dr. Quirino e Duque de Caxias.

Transporte público

O evento ocasionará alterações no itinerário de 36 linhas do sistema de transporte público coletivo municipal. São três eixos do transporte envolvidos: Francisco Glicério/Abolição; Campos Sales/Francisco Glicério; e Campos Sales/Conceição.

Confira as linhas impactadas


- Eixo Francisco Glicério/Abolição: 342; 345; 346; 359; 360; 364; e 367.


- Eixo Campos Sales/Francisco Glicério: 173; 230; 240; 244; 253; 344; 349; 352; 353; 355; 356; 361; 366; 385; 391; 395; 397; 403; 408; e 499.


- Eixo Campos Sales/Conceição: 271; 362; 369; 375; 380; 381; 382; 383; e 386.


Serão desativados 12 pontos de ônibus, nas vias Francisco Glicério, Campos Sales e Conceição. Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec em campo orientarão os usuários do transporte e motoristas sobre as alterações nos itinerários dos ônibus e rotas de desvio. Equipes semafóricas e da Divisão de Controle Operacional também participam da operação especial.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários