Unicamp fica em 1º lugar no ranking de universidades empreendedoras do país
Reprodução: ACidade ON
Unicamp fica em 1º lugar no ranking de universidades empreendedoras do país


A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ganhou o título de melhor universidade empreendedora no ranking geral de 2021, organizado pela Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores). Nas edições anteriores, a universidade havia conquistado o segundo e o terceiro lugar. A cerimônia de premiação foi realizada no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, na última quarta-feira (8).

O ranking, que já está em sua 4ª edição, é elaborado pelo MEJ (Movimento Empresa Júnior) com o intuito de promover universidades mais empreendedoras. 

Neste ano, a Unicamp se destacou nas categorias Inovação e Capital Financeiro, em competição com as outras 126 IES (Instituições de Ensino Superior) ranqueadas. 

RANKING

Para uma universidade ser considerada empreendedora, é necessário que ela esteja inserida em um "ecossistema proativo" , comprovando a capacidade da comunidade acadêmica em assumir riscos e resolver problemas, considerando oportunidades de aprendizado e aperfeiçoamento tecnológico. A pontuação do ranking considera seis eixos: 

- Cultura Empreendedora
- Inovação
- Extensão
- Infraestrutura
- Internacionalização
- Capital Financeiro 

Esse mapeamento é feito a partir de três fontes: pesquisa de percepção compartilhada com alunos e recém-formados das universidades, pela coleta de informações por meio de bases de dados secundárias e pela análise de dados fornecidos pelas universidades participantes. 

EMPRESAS EMPREENDEDORAS

Atualmente, a Unicamp conta com 23 EJs (Empresas Juniores) estabelecidas em dois dos seus três campi: Campinas e Limeira. As EJs são entidades sem fins lucrativos, formadas por alunos de graduação, e integram um dos pilares da universidade pública: a extensão.

Em 2021, as Empresas Juniores da Unicamp realizaram 631 projetos e serviços, com um faturamento total de R$ 1.203.198,45. As EJs prestam serviços para pequenos e microempreendedores da região, auxiliando no fortalecimento desses empreendimentos e na promoção do empreendedorismo entre estudantes da graduação.

ATUAÇÃO CONJUNTA

Além disso, a cultura empreendedora da Unicamp é favorecida há anos pela atuação conjunta entre a agência de inovação "Inova Unicamp" e das Empresas Juniores da Universidade

Entretanto, nos últimos dois anos, a Inova promoveu uma aproximação das EJs com foco no desenvolvimento tecnológico passível de proteção por meio de propriedade intelectual, e na regulamentação de uso de espaço e estrutura da Unicamp.

O processo levou à aprovação de uma nova Deliberação, em vigor desde novembro de 2020, que marca o relacionamento da Unicamp com o MEJ (Movimento Empresa Júnior).

Ela abrange questões de interesse comum das Empresas Juniores e da Universidade, como:  

- A possibilidade de gerar Propriedade Intelectual com proteção da Inova,  

- O cenário concreto para a criação de novas EJs, 

- A regulamentação da figura do docente supervisor e do uso de espaço e estrutura da Unicamp  

- Informações sólidas para a avaliação da Empresa Júnior.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!