Saúde investiga possível surto de covid-19 em funcionários de CS Santos Dumont
Reprodução: ACidade ON
Saúde investiga possível surto de covid-19 em funcionários de CS Santos Dumont


A secretaria de Saúde de Campinas investiga um possível surto de covid-19 no CS (Centro de Saúde) Santos Dumont,
no Jardim Itatinga, em Campinas. No total, oito trabalhadores testaram positivo para a doença.

O local tem uma equipe de 38 pessoas e está funcionando normalmente apesar dos funcionários contaminados.

A pasta explicou que a Vigilância em Saúde Sudoeste e o Distrito de Saúde Sudoeste investigam se a situação é realmente de um surto, uma vez que pelo menos cinco pessoas foram infectadas fora da unidade.

Além dos oito diagnosticados com covid-19, três funcionários testaram positivo e um ainda não fez a coleta do exame.

A pasta informou ainda que, "até o momento, os atendimentos de sintomáticos respiratórios e a vacinação estão mantidos. Os demais serviços estão acontecendo de acordo com classificação de risco."

OS TRABALHADORES

Sobre a situação, o grupo de trabalhadores pediu a testagem para verificar a infecção por coronavírus para toda a equipe, como forma de rastrear possíveis contaminados assintomáticos.

Além disso, a medida também seria fundamental para notificar os pacientes que podem ter tido contato próximo, além de organizar o processo de trabalho no Centro de Saúde.

No entanto, segundo os trabalhadores, a orientação recebida pela gestão da secretaria de Saúde até o momento é de que não é necessário fazer a testagem em massa.

"O primeiro caso detectado para covid-19 foi no dia 30 de dezembro e a pessoa foi afastada do trabalho. Ontem, nos deparamos com mais quatro trabalhadores positivados para covid, totalizando cinco pessoas", disse uma trabalhadora que não quis se identificar.



De acordo com ela, a equipe avalia que a testagem é necessária para que o ciclo de contaminação seja interrompido. "É para evitar também um possível contágio da população", disse.

A secretaria de Saúde foi questionada sobre este ponto, mas não retornou o pedido de informação. O CS foi inaugurado em 2018 e atende cerca de 5 mil pessoas. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!