Saúde investiga possível surto de covid-19 em funcionários de CS Santos Dumont
Reprodução: ACidade ON
Saúde investiga possível surto de covid-19 em funcionários de CS Santos Dumont


A secretaria de Saúde de Campinas investiga um possível surto de covid-19 no CS (Centro de Saúde) Santos Dumont,
no Jardim Itatinga, em Campinas. No total, oito trabalhadores testaram positivo para a doença.

O local tem uma equipe de 38 pessoas e está funcionando normalmente apesar dos funcionários contaminados.

A pasta explicou que a Vigilância em Saúde Sudoeste e o Distrito de Saúde Sudoeste investigam se a situação é realmente de um surto, uma vez que pelo menos cinco pessoas foram infectadas fora da unidade.

Além dos oito diagnosticados com covid-19, três funcionários testaram positivo e um ainda não fez a coleta do exame.

A pasta informou ainda que, "até o momento, os atendimentos de sintomáticos respiratórios e a vacinação estão mantidos. Os demais serviços estão acontecendo de acordo com classificação de risco."

OS TRABALHADORES

Sobre a situação, o grupo de trabalhadores pediu a testagem para verificar a infecção por coronavírus para toda a equipe, como forma de rastrear possíveis contaminados assintomáticos.

Além disso, a medida também seria fundamental para notificar os pacientes que podem ter tido contato próximo, além de organizar o processo de trabalho no Centro de Saúde.

No entanto, segundo os trabalhadores, a orientação recebida pela gestão da secretaria de Saúde até o momento é de que não é necessário fazer a testagem em massa.

"O primeiro caso detectado para covid-19 foi no dia 30 de dezembro e a pessoa foi afastada do trabalho. Ontem, nos deparamos com mais quatro trabalhadores positivados para covid, totalizando cinco pessoas", disse uma trabalhadora que não quis se identificar.

Leia Também



De acordo com ela, a equipe avalia que a testagem é necessária para que o ciclo de contaminação seja interrompido. "É para evitar também um possível contágio da população", disse.

A secretaria de Saúde foi questionada sobre este ponto, mas não retornou o pedido de informação. O CS foi inaugurado em 2018 e atende cerca de 5 mil pessoas. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários