Campinas emite atestado sanitário para quadros gripais leves
Reprodução: ACidade ON
Campinas emite atestado sanitário para quadros gripais leves

Quem mora ou trabalha em Campinas e tenha sintomas gripais leves pode solicitar a emissão de um atestado sanitário que garante a ausência no trabalho por três dias e encaminha o possível infectado para atendimento na saúde.

A medida foi anunciada pela Prefeitura na tarde desta quarta-feira (5) e tem o objetivo de reduzir a circulação de pessoas com suspeita do vírus pela cidade, já que o documento também obriga o cidadão a permanecer em isolamento.

"O atestado sanitário é emitido por um período de três dias, em conjunto com um encaminhamento para a pessoa ser avaliada, testada e receber um atestado médico completando o período de afastamento, se necessário", diz a nota.

Após a consulta e a avaliação médica, a licença obriga a permanência em isolamento domiciliar durante 14 dias. Segundo a secretaria de Saúde, o solicitante que apresentar informações falsas pode responder judicialmente.

COMO SOLICITAR

Leia Também

O documento é válido para morador ou quem trabalha na cidade e pode ser solicitado por meio de autodeclaração preenchida no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br/atestado-sanitario , ou então pelo serviço telefônico 160 .

Para isso, é necessária a presença de dois ou mais desses sintomas de síndrome gripal e que são compatíveis também com a covid-19: febre/sensação de febre, coriza/nariz escorrendo, tosse seca, congestão nasal/nariz entupido, dor de garganta, tosse com catarro, dor no corpo, perda de olfato, perda de paladar.

Os pedidos serão direcionados a um profissional de saúde que entrará em contato por telefone com o solicitante. O trabalho será feito por uma equipe do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) da pasta de Saúde. Os dados são avaliados e o atestado é enviado em até 24 horas, por um e-mail. 

ALTA DE CASOS 

A medida em Campinas é adotada em meio a lotação de hospitais da cidade devido a demanda acima do normal para casos suspeitos e de quadros gripais. Hoje, a Administração informou ainda que vai contratar mais 163 profissionais de saúde para a Rede Mário Gatti. Serão 28 médicos, 108 técnicos de enfermagem e 27 enfermeiros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!