Gripe ou covid-19? Entenda a diferenças dos sintomas
Reprodução: ACidade ON
Gripe ou covid-19? Entenda a diferenças dos sintomas


Diante da alta de pacientes com sintomas e quadros gripais, pode ser comum confundir a infecção do vírus da gripe, conhecido como Influenza, com a infecção por covid-19. Nas últimas semanas, os hospitais da região têm registrado lotação com pacientes apresentando sintomas gripais.

Embora as duas doenças sejam causadas por vírus respiratórios e apresentem sintomas semelhantes, há fatores que os diferenciam e ajudam os pacientes a procurar por ajuda clínica.

Segundo a secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a maior diferença está no tempo de manifestação dos sintomas mais comuns. 

No caso da gripe, eles são notados com mais intensidade nas primeiras 48 horas após a infecção, já no caso da covid-19 eles são geralmente mais fortes a partir do 5º ou 6º dia. 

Além disso, a tosse é um fator que pode ajudar na hora de identificar. Na gripe, ela geralmente é seca e no caso do coronavírus mais intensa e persistente.     

PRINCIPAIS DIFERENÇAS NOS SINTOMAS

GRIPE (Vírus Influenza)
- Tosse (geralmente Seca)
- Febre súbita (superior a 38 graus)
- Dores de cabeça
- Dores no corpo e nas articulações
- Mal-estar
- Dor de Garganta
- Coriza

COVID-19 (Coronavírus)
- Tosse persistente
- Coriza
- Febre (superior a 37,5 graus)
- Espirros
- Dor de cabeça
- Dor de garganta
- Perda de paladar ou olfato podem ocorrer em alguns casos
-Dificuldade para respirar.

COMO AGIR

Além de evitar aglomerações, a recomendação é que o paciente com sintomas respiratórios procure qualquer serviço do SUS para atendimento profissional, preferencialmente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

LEIA TAMBÉM: Campinas emite atestado sanitário para quadros gripais leves

Para combater ambas as doenças e evitar a proliferação do vírus, é fundamental lavar bem as mãos com água e sabão, fazer uso de álcool gel para higienização, manter ambientes ventilados e evitar o contato com pessoas gripadas ou resfriadas.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!