Segunda fase do vestibular da Unicamp tem abstenção de 12,7%.
Divulgação/Unicamp
Segunda fase do vestibular da Unicamp tem abstenção de 12,7%.


A segunda fase do Vestibular da Unicamp 2022 começou a ser aplicada neste domingo (9). De acordo com a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares) a taxa de abstenção foi de 12,7%, número maior do que a média dos últimos dez anos, que foi de 11,2%. 

Em 2022, dos 12.938 aprovados para a segunda fase, 1.645 candidatos não compareceram. A menor abstenção deste primeiro dia da segunda fase foi registrada em São Carlos. Campinas registrou 11,4% de abstenção. 

Segundo o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, o índice geral está dentro do esperado, não apenas pela média histórica, mas considerando o contexto da pandemia de covid-19 no país. A Unicamp havia orientado os estudantes que tivessem sintomas gripais para não fazerem a prova. 

"Esse aumento é derivado das pessoas estarem positivas, ou sintomáticas, ou com medo. A gente tem visto muita gente que a gente conhece se contaminando", disse José Alves. 

A Comvest também orientou os candidatos a evitar aglomeração no acesso e manter distanciamento social de 1 metro durante a aplicação das provas. O uso de máscara foi obrigatório em todos os espaços. 

QUESTÕES 

Neste domingo foram aplicadas provas de Redação, Língua Portuguesa e Literaturas e questões interdisciplinares de Inglês, além da redação. 

As questões dissertativas incluíram uma música do cantor Emicida e a discussão em que Juliette, vencedora do BBB 21, abordou xenofobia. 

Leia Também

As respostas esperadas pelas bancas começam a ser divulgadas pela Comvest na próxima quinta-feira (13). 

REDAÇÃO 

Na prova de Redação, os candidatos puderam escolher entre duas propostas. A primeira delas propunha que o autor fosse um digital influencer desde os 13 anos de idade e decidisse elaborar um post extenso (textão) se posicionando sobre crianças e adolescentes como influenciadores digitais. 

Já na segunda proposta, o gênero solicitado foi um manifesto coletivo de estudantes universitários indignados com os cortes de verbas do orçamento para ciência e pesquisa no Brasil em 2021, a ser lido durante a reunião anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). 


SEGUNDO DIA 

A segunda fase continua nesta segunda-feira (10), quando serão aplicadas as provas específicas de acordo com o curso escolhido, além de Matemática e questões interdisciplinares de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. 

A Unicamp aplica a segunda fase em 22 cidades do país, sendo as capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo, e outras 16 cidades paulistas. No ingresso pelo Vestibular 2022, são oferecidas 2.540 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!