Volume de doações no Hemocentro Unicamp teve redução de 30%.
Divulgação/Hemocentro Unicamp
Volume de doações no Hemocentro Unicamp teve redução de 30%.


O Hemocentro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) emitiu um alerta nesta quarta-feira (26) devido à redução de 80% na doação de sangue nas últimas três semanas. Com isso, o estoque chegou a um nível crítico, com apenas 800 bolsas disponíveis.

A quantidade é menos da metade do mínimo necessário, que é de 1,5 mil bolsas, informou o Hemocentro. Em nota, a direção informou que "historicamente, os meses de férias escolares apresentam uma queda expressiva de doadores, mas esse ano foi agravada com o surto de influenza e o aumento de casos de covid-19, a maioria da variante ômicron".

Além disso, a Unicamp explicou que a demanda diária é de cerca de 300 bolsas de sangue e o alerta foi feito caso o cenário não se normalize.

Se não, "as urgências, traumas de alta complexidade, cirurgias eletivas, transplantes e tratamentos de saúde serão impactadas nos próximos dias, inclusive com cancelamento de cirurgias".

O Hemocentro informou também que todos os tipos de sangue estão em falta com uma preocupação maior por conta dos sangues do A e O. Um transplante de fígado, por exemplo, consome em média, oito bolsas de concentrado de hemácia, de sete a oito unidades de plaqueta no mínimo e oito unidades de plasma podendo chegar até 15 bolsas.

Por conta da situação, o órgão marcou uma entrevista coletiva amanhã (27), para esclarecer mais a situação.


COMO DOAR

Para doar sangue, é possível agendar um horário pelo site do Hemocentro (clique aqui). A coleta ocorre na Unicamp, no Mário Gatti e em Sumaré.

O horário de atendimento e coleta de sangue está sendo feita de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 15h.

É preciso levar um documento original com foto e ser maior de 16 anos. Menores de idade devem estar acompanhados por um dos pais ou um tutor responsável.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!