O forte temporal que atingiu Campinas na noite de ontem (25) causou estragos e alagamentos em diversos pontos da cidade e registrou também a queda de 3.431 raios. Os dados de descargas elétricas são do Earth Networks, e foram divulgados pelo Climatempo hoje (26). Os 3,4 mil raios foram registrados no intervalo de 11 horas, entre 18h e 5h da manhã de hoje.
Desse total, segundo o balanço, 488 raios foram de nuvem ao solo, sendo que outros se dissiparam ainda na atmosfera.
No último temporal forte que atingiu a cidade, no dia 18, o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) havia registrado 2,1 mil quedas de raio em um período de quatro horas (leia mais aqui) .
ESTRAGOS
A chuva que atingiu Campinas na noite desta terça-feira (25) causou a queda de árvores, alagou ruas e avenidas e inundou casas em diversos bairros da cidade.
De acordo com a Defesa Civil, árvores caíram nos bairros Bonfim, Centro, Cambuí, Vila Aeroporto, Nova Campinas, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, e no Jardim Brasil, onde a queda de uma árvore na Rua Dom Pedro I, aconteceu em cima de um veículo que estava vazio no momento da ocorrência. O capô ficou destruído.
O temporal também derrubou um muro de três metros na Gleba B, e causou queda de energia na região. Ocorrências de alagamento de imóveis foram registradas na Vila Lemos e no Jardim Campos Elíseos.
Leia Também
As condições também causaram alagamentos em diversas vias do município. A Avenida Princesa d'Oeste, por exemplo, voltou a registrar uma enxurrada. A força da água arrastou e isolou um carro que foi deixado pelo condutor antes do problema.
Em outros trechos, nas regiões do Taquaral e do Piçarrão, também houve registro de alagamentos, mas sem danos ou veículos arrastados.
"