Com pontos de erosão e infiltração e "necessidade de recuperação imediata", segundo o próprio município, a barragem Mateus Mariano Cotrins, em Artur Nogueira, vai passar por obras de recuperação do maciço a partir de fevereiro.
A autorização para os trabalhos foi assinada nesta sexta-feira (28) pelo vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e os trabalhos serão feitos pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica). O investimento será de R$ 3,9 milhões.
"A intervenção deve durar seis meses e prevê recuperação da estrutura, implantação de um dissipador de energia no vertedouro e controle de erosão na saída do canal que liga o descarregador de fundo e o vertedouro ao rio", detalhou o governo do estado.
SITUAÇÃO ATUAL
O reservatório é responsável atualmente por 70% do abastecimento de Artur Nogueira.
De acordo com a Prefeitura, em 2021, três laudos técnicos apontaram falhas na estabilidade e segurança. Os relatórios apontavam para a recuperação imediata.
Na época da divulgação sobre as condições do local, em junho do ano passado, a administração municipal reconheceu que havia o risco de rompimento. Na época, a obra de recuperação foi estimada em R$ 5,5 milhões pelo Saean (Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira).
"