Procura por vagas olímpicas na Unicamp cresce 82%.
Divulgação/Unicamp
Procura por vagas olímpicas na Unicamp cresce 82%.


Leia Também

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) registrou neste ano 852 inscrições de estudantes para as vagas olímpicas, modalidade que permite o ingresso nos cursos de gradução na Universidade Estadual de Campinas.

O número de interessados é 82% superior aos 468 registrados na edição anterior. Além disso, aumentou de 24% em 2021 para 38,4% em 2022 o percentual de mulheres inscritas. Foram 112 no ano passado. Já neste ano, são 326 candidatas.


A modalide é voltada para alunos de escolas públicas e privadas medalhistas, ou que tenham tido ótimo desempenho em competições de conhecimento do Ensino Médio que sejam aceitas no processo (entenda mais abaixo).

HISTÓRICO

O crescimento de 82% entre 2021 e 2020 acompanha a tendência de expansão iniciada em 2019, primeiro ano da modalide de ingresso na Unicamp. Na primeira edição, foram 283 inscritos. No ano seguinte, o número saltou pata 407, acréscimo de 43,8%.

Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, crescimento precisa ser valorizado. "O processo está se consolidandoe e a modalide é muito bem aceita tanto pelos estudantes, como pelas associações que organizam as olimpíadas", diz.

CANDIDATOS POR VAGA

Para o ingresso em 2022, são 33 opções de cursos com 122 vagas. Entre as opções mais procuradas, estão Ciências Biológicas, Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos.

A lista com as relações candidatos-vaga pode ser consultada no site www.comvest.unicamp.br .

COMO FUNCIONA

De acordo com as regras do edital, os candidatos não precisam fazer nenhuma prova. Os inscritos são convocados em ordem decrescente para o curso escolhido como primeira opção.



A chamada leva em conta a pontuação obtida na olimpíada ou competição. Se houver vagas não preenchidas, serão chamados os candidatos que optaram pelo curso como segunda opção.

A convocação para a matrícula será feita em até seis chamadas por curso. A primeira dela será divulgada no dia 21 de fevereiro no site da Comvest. O processo será feito de maneira on-line.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários