Familiares de detentos do CDP (Centro de Detenção Provisória) Campinas/Hortolândia fazem um protesto nesta quinta-feira (3) em frente à unidade para reivindicar melhorias no sistema prisional.
As famílias chegaram ao complexo prisional no fim da manhã.
Entre os pedidos dos manifestantes, estão a ampliação dos horários de visitas, permissão para visitação de crianças e também uma solução para a questão da superlotação.
Além disso, as famílias denunciam mau atendimento dos funcionários e negligência com relação à saúde dos presos.
Cerca de cinco ônibus desembarcaram no local. Parentes usam cartazes e gritam palavras de ordem em frente ao complexo. A Polícia Militar acompanha o ato e não há registro de confusão.
procurada, a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) informou que "as visitas seguem protocolos para sua retomada gradual e controlada, como medida de enfrentamento à pandemia de Covid-19, sendo certo que todas as ações são validadas pelo Comitê Científico do Estado de São Paulo".
Além disso, a secretaria disse que "para minimizar o problema da sobrepopulação prisional, desde o início desta gestão foram inaugurados 8 novos presídios, ampliando 6,6 mil vagas no sistema prisional, além de 5 novas unidades prisionais em construção para criar outras 4,1 mil novas vagas no sistema prisional".