Viracopos registra alta de 11,5% no volume de carga movimentada
Reprodução: ACidade ON
Viracopos registra alta de 11,5% no volume de carga movimentada




O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, registrou alta de 11,5% no total de toneladas de carga movimentadas no mês de janeiro em relação ao mesmo período do ano passado . O balanço foi divulgado nesta semana pela concessionária responsável pelo terminal.

O resultado do primeiro mês do ano mantém a tendência de alta neste setor do aeroporto.  Em janeiro deste ano, foram movimentadas pelo aeroporto 26,2 mil toneladas de carga ante 23,5 mil toneladas de janeiro do ano passado. Já em janeiro de 2020 foram 15,1 mil toneladas. No mesmo mês de 2019, pré-pandemia, foram 17,4 toneladas.

A nova alta em janeiro, segundo a concessionária, foi alavancada pelo aumento das movimentações na importação, na exportação, nas cargas domésticas (nacionais) e nas remessas expressas.

Neste período se destacaram os setores farmacêutico, químico, de tecnologia, de autopeças, de vestuário, entre outros. Vale lembrar que Viracopos é uma das principais portas de chegada da vacina contra a covid-19 . Atualmente, todas as remessas de vacinas infantis produzidas pela Pfizer chegam através do terminal de Campinas.

IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO

Na importação, houve uma variação positiva de 0,1% no mês de janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado, com um total de 10.998 toneladas que chegaram ao país pelo TECA (Terminal de Cargas) de Viracopos ante 10.989 toneladas de janeiro de 2021.

Hoje, segundo a concessionária, Viracopos é o maior em importação de carga aérea do país, movimentando 40% de toda a carga aérea que chega ao Brasil.

A exportação também apresentou bons resultados com alta de 22,2% no mês de janeiro em relação a janeiro de 2021, com um total de 7.126 toneladas de carga saindo do país por Viracopos ante 5.829 toneladas de 2021.

Já o setor de remessas expressas (courier), de importação e exportação, apresentou crescimento de 3% em relação ao mesmo período do ano passado, com 477 quilos ante 463 quilos de janeiro de 2021.

ÚLTIMO ANO


O Aeroporto Internacional de Viracopos encerrou o ano de 2021 com recorde histórico de movimentação de carga (em peso) para um ano.

O terminal processou um total de 364,3 mil toneladas de carga no ano passado somadas as áreas de importação, exportação, remessas expressas e cargas nacionais.

Em 2020, Viracopos conquistou um certificado internacional que credenciou o terminal a se tornar um dos principais aeroportos da América Latina a importar e exportar produtos da indústria farmacêutica. Com este certificado, Viracopos passou a ser reconhecido como operador global de cargas de produtos farmacêuticos.

"

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários