Campinas decide na quinta sobre liberação do uso de máscara.
Carlos Bassan/PMC
Campinas decide na quinta sobre liberação do uso de máscara.


A Prefeitura de Campinas vai definir na próxima quinta-feira (10) a liberação do uso de máscaras de proteção ao ar livre. A reunião vai acontecer um dia após a divulgação da posição do Comitê Científico do Estado sobre o assunto. 

"A secretaria de Saúde vai aguardar a mudança do decreto do Estado nesta quarta e, na quinta-feira, via Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia do coronavírus, será tomada a decisão para Campinas", disse a pasta em nota. 

O posicionamento vai depender do que será decidido pelo comitê estadual. 

Se o grupo de especialistas e autoridades definir manter o uso obrigatório, por exemplo, Campinas não deve liberar a utilização na cidade. 

Se o comitê definir pela liberação, porém, o município pode manter a obrigatoriedade, caso entenda que a medida seja a melhor alternativa. 

SECRETÁRIO VÊ MELHORA 

Na última semana, o secretário de Saúde de Campinas, Lair Zambon, confirmou que a reunião sobre o uso de máscaras na cidade aconteceria nos próximos dias. 

A afirmação foi feita em uma audiência pública da Câmara na qual o Fundo Municipal de Saúde apresentou as finanças da pasta no terceiro quadrimestre de 2021. 

Na reunião, Zambon relacionou a liberação do uso de máscaras ao controle da pandemia, principalmente após a passagem do pico provocado pela ômicron. 

"Nós temos uma perspectiva diferente do que foi o ano de 2021. Temos uma perspectiva de transformação da pandemia em endemia. Acho que já podemos pensar em tirar a máscara no (ambiente) externo. Nós vamos nos reunir, está na hora de Campinas ver isso aí. Nós temos uma taxa de contágio baixa", afirmou. 

ATÉ 31 DE MARÇO 

Enquanto a decisão não acontece, o uso da proteção segue obrigatório até 31 de março, por regra de decreto estadual. 

Leia Também

Questionado sobre o assunto na semana passada , o governador João Doria (PSDB) disse esperar a flexibilização por conta da melhora dos dados da pandemia. 

"Na terça-feira teremos uma reunião do Comitê Científico, e é nessa reunião que eles tomarão uma decisão. Nós reproduzimos o que eles decidem. Mas há uma boa tendência, boa indicação pelos dados", afirmou o tucano em entrevista coletiva. 

No final de 2021, havia a expectativa pela liberação. No entanto, com o aumento de casos por causa da variante ômicron, a regra foi prorrogada até o final deste mês. 

Na época, o governo disse que a medida foi adotada para conter a alta do número de confirmações da doença. 

MÁSCARAS NAS ESCOLAS 

Também na semana passada, o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, disse em entrevista que o governo estudava liberar os estudantes do uso de máscaras dentro das escolas. 

Segundo ele, uma decisão sobre suspender ou não o uso de máscaras pelas crianças em escolas pode ocorrer nas próximas semanas. O tema, afirmou o secretário, também está em debate no governo paulista. 

"Acho que essa é uma tendência aqui, mas essa discussão está sendo feita pelo Comitê Científico do governo", disse Rossieli. 

Dias depois, porém, o governo se mostrou receoso, e afirmou que a liberação, caso efetivada, deve ocorrer de forma gradual. 

"Eu acredito que ainda não seja o momento da retirada de máscaras dentro das salas de aula", pontuou Soares. 


NO RIO 

O decreto do prefeito Eduardo Paes que desobriga o uso de máscaras de proteção, inclusive em locais abertos em todo a cidade do Rio de Janeiro foi publicado nesta tarde em edição extra do Diário Oficial do Município. 

Com isso, a medida já entrou em vigor na cidade e se estende até os transportes públicos. Segundo o Artigo 2º do decreto, deixa de ser obrigatório o uso de máscaras faciais para ter acesso e permanecer em dependências de estabelecimentos industriais, comerciais e de prestação de serviços, bem como de órgãos públicos municipais e demais locais, ambientes e veículos de uso público restrito ou controlado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!