A Defesa Civil do Estado emitiu nesta sexta-feira (18) um alerta para chuvas fortes e contínuas na região de Campinas a partir de sábado (19) até segunda-feira (21).
O alerta explica que essa mudança no tempo ocorre por conta da chegada de uma frente fria,
que trará essas chuvas seguidas de raios, ventos e granizo nas faixas central e leste paulista.
A previsão é de acumulado de 75 milímetros em 72 horas.
Além da região de Campinas, o alerta também é válido para:
- Região metropolitana da Capital (100mm)
- Baixada Santista (250mm)
- Vale do Paraíba (75mm)
- Litoral Norte (200mm)
- Sorocaba (80mm)
- Registro (150mm)
- Itapeva (80mm)
Com essa chuva forte e contínua, aliado ao fato do solo já se encontrar saturado, a Defesa explica a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.
CAMPINAS
Ontem (17), a Prefeitura de Campinas divulgou o projeto básico para a construção de piscinões e outras intervenções para evitar enchentes nos córregos Proença, Serafim e Anhumas, onde ficam as avenidas Princesa d'Oeste e Orosimbo Maia.
As duas etapas das obras devem custar R$ 600 milhões, valor que o município não tem em caixa e que deve ser pedido em diferentes frentes. Além dos governos estadual e federal, bancos internacionais serão procurados para financiamento.
Com extensos históricos de enchentes e enxurradas, principalmente em época de maior volume de chuvas, as avenidas Princesa d'Oeste e Orosimbo Maia registram mortes e danos por conta dos problemas.
O caso mais recente aconteceu na Princesa d'Oeste no dia 31 de dezembro de 2021, quando uma mulher de 59 anos foi arrastada pela água e ficou presa embaixo de um carro.
Ela foi resgatada, mas não resistiu.