Vista aérea de Campinas.
Carlos Bassan/PMC
Vista aérea de Campinas.


A RMC (Região Metropolitana de Campinas) gerou 3,8 mil postos de trabalho em janeiro de 2022, o que representa 15,75% a menos do total gerado em janeiro do ano passado. 

Segundo a ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas), os setores de Agropecuária - 94,92%- e de Serviços 44,21% - foram as atividades que mais se expandiram. 

Já o Comércio, a Indústria e a Construção Civil tiveram forte regressão. Os setores fecharam com baixa de 390,91%, 26,35% e 2,89%, respectivamente. 

EM CAMPINAS

Em Campinas foram gerados, em janeiro, 1,1 mil postos de trabalho, 20,49% abaixo dos 1,4 mil postos criados no mesmo período de 2021.

Os setores de Serviços, a Construção Civil e a Agropecuária foram os que mais cresceram, enquanto que o Comércio e a Indústria foram os que mais recuaram. 

Leia Também

Além de Campinas, entre as cidades da RMC que mais criaram vagas de empregos no primeiro mês do ano estão Indaiatuba, com 4,1 mil admissões, Americana, com 3,3 mil, e Santa Bárbara d'Oeste, com 2,1 mil. 

A avaliação foi feita pelo economista e diretor da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), Laerte Martins, a partir de dados do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). 

De acordo com Martins, apesar da redução dos efeitos da pandemia devido ao avanço da vacinação, a elevação da inflação e dos juros, juntamente com a elevação do câmbio neste início de ano, deterioraram os indicadores da economia, o que impactou em forte perda no poder de compra dos consumidores e refletiu negativamente na geração dos empregos formais. 

"O salário médio de admissão teve um aumento real de 6,38% , melhorando a média salarial que, até então, estava em queda", destaca o economista. 

O diretor da Acic explica que uma maior qualificação melhoraria a geração de postos de trabalho, principalmente na área tecnológica. 

"As perspectivas futuras são mais preocupantes frente ao surgimento do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, fato que poderá afetar a economia mundial de maneira mais negativa, piorando, ainda mais, a criação de emprego a patamares bem mais baixos dos de janeiro de 2022", concluiu. 
"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!