Defesa Civil emite alerta de chuvas fortes a partir de sábado na região
Reprodução: ACidade ON
Defesa Civil emite alerta de chuvas fortes a partir de sábado na região

 A Defesa Civil do Estado emitiu hoje (25) um alerta de chuvas fortes para este final de semana no Estado de São Paulo. Segundo o órgão, há chances de temporais de sábado (26) até segunda-feira (28). 

Na região de Campinas, segundo o órgão, instabilidades geradas por uma frente fria podem provocar condições para chuvas fortes, seguidas de raios, ventos e granizo. 

Há previsão para acumulados de 70 milímetros de chuva em 72h para a região de Campinas , o que é considerado elevado e abre alerta especial às áreas mais vulneráveis, que podem ter risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

FRENTE FRIA E PREVISÃO 

Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, uma frente fria avança em direção a São Paulo, direciona o canal de umidade sobre o estado, reforçando a instabilidade termodinâmica.

A aproximação da frente fria favorece a formação e desenvolvimento de nuvens mais profundas na região de Campinas ainda nesta sexta.  

"Embora a RMC (Região Metropolitana de Campinas) não esteja na área de maior probabilidade de chuvas, há possibilidade de pancadas de chuva com trovoadas sobretudo a partir do entardecer e início da noite", informou o Cepagri.  

A partir do sábado, conforme a frente fria chega e permanece estacionária no estado, e até a segunda-feira, a nebulosidade varia alternando períodos de céu parcialmente nublado e céu nublado a encoberto com chuva.  

Segundo o Cepagri, pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer momento do dia, inclusive de forma recorrente, e há grande potencial para o desenvolvimento de temporais, podendo acarretar tempo severo (chuva intensa e volumosa, rajadas de vento e muitas trovoadas).

ACUMULADOS PREVISTOS POR REGIÃO

O boletim especial meteorológico é válido para todo o Estado. Nas regiões da baixada santista, litoral Norte e Vale do Paraíba, no entanto, o acumulado deve ser maior. 

Veja índices de chuva por região:  

- Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte: previsão de acumulados de 100 mm em 72h;

- Região Metropolitana da capital:  previsão de acumulados de 80 mm em 72h;

- Regiões de Itapeva e Registro:  previsão de acumulados de 75 mm em 72h;

- Regiões de Sorocaba e Campinas:  previsão de acumulados de 70 mm em 72;  

- Regiões de Barretos, Franca e Ribeirão Preto: previsão de acumulados de 60 mm em 72h; 

- Regiões de Bauru e Araraquara:  previsão de acumulados de 55 mm em 72h;  

- Regiões de Marília e em Presidente Prudente: previsão de acumulados de 50 mm em 72h; 

- Regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto: previsão de acumulados 45 mm em 72h; 


"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!