Campinas tem 5,2 mil CNHs que precisam ser renovadas até 30 de abril
Reprodução: ACidade ON
Campinas tem 5,2 mil CNHs que precisam ser renovadas até 30 de abril


A cidade de Campinas tem 5.261 CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) que precisam ser renovadas até o dia 30 de abril, de acordo com o Detran. Os casos são aqueles de motoristas que tiveram o documento vendido nos meses de novembro e dezembro.

No estado de São Paulo, este número chega a 184.125 condutores. De acordo com o órgão, os prazos para renovação da CNH foram estabelecidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que definiu um calendário para os condutores paulistas regularizarem o documento, conforme o mês de vencimento.

COMO FAZER?

A renovação da CNH pode ser feita de forma online pelo portal do Detran.SP , Poupatempo (clique aqui) ou pelo app ou do Poupatempo digital.

Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário como suspensão ou cassação do documento.

Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento no portal do Poupatempo   no posto que deseja ser atendido.

DICAS IMPORTANTES

- Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Detran. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

-Para quem precisa renovar as CNHs das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas (clique aqui).

- Pague a taxa de emissão do documento no valor de R$116,50 (que inclui o envio pelos Correios (Banco do Brasil, Bradesco, Santander e casas lotéricas).

- A CNH no formato digital, que é válido em todo o país, é disponibilizada por meio do aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal) disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.

MULTA

Em caso de fiscalização, se o motorista não renovar o documento no prazo correto, dirigir com CNH vencida é uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. A multa para esse tipo de penalidade é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!