Atendimentos de síndrome gripal em crianças aumentam 5 vezes em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Atendimentos de síndrome gripal em crianças aumentam 5 vezes em Campinas

As unidades da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospital de Campinas tiveram aumento no número de atendimentos de crianças com sintomas gripais . De acordo com a Administração, o número é cinco vezes maior do que o normal para este período do ano.

De acordo com dados coletados até o dia 27 de abril, de um total de 17.353 crianças que buscaram assistência médica na rede municipal, 11.368 apresentavam síndromes respiratórias.

Segundo a secretaria de Saúde, as consultas nos hospitais municipais Mário Gatti e Ouro Verde e nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) já representam 65,6% dos atendimentos pediátricos do mês de abril.

A Administração afirma que o aumento de atendimentos pediátricos ocorre desde o final do ano, antecipando o período de sazonalidade das doenças respiratórias, que normalmente é iniciado durante o outono.

LEVANTAMENTO

Em fevereiro, os hospitais Mário Gatti, Ouro Verde e UPAs atenderam uma média de 278 crianças por dia. Já em março, o número subiu para 407. Em abril, o registro foi de 421.

De acordo com a gestão, a maioria das crianças internadas tem menos de dois anos de idade e está com bronquiolite, doença provocada pelo vírus sincicial.

Com isso, a Administração reforça a necessidade dos pais levarem seus filhos às campanhas de vacinação contra doenças como gripe e covid-19. Além disso, o uso de máscara nas escolas é uma medida eficiente na prevenção de doenças respiratórias agudas graves.

VACINAÇÃO

Neste sábado (30), a secretaria de Saúde de Campinas realiza um "Dia D" de vacinação contra a gripe, covid-19 e sarampo. Não é necessário agendamento, e das 8h às 17h, 35 unidades de saúde estarão abertas para aplicar as vacinas nos grupos contemplados ( leia mais aqui ).

Para a imunização, é recomenda a apresentação de documento com foto e, se tiver, a carteira de vacinação. Os profissionais de saúde precisam de documento que comprove vínculo profissional.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!