Operação Inverno: Campinas aumenta horário de atendimento à população de rua
Reprodução: ACidade ON
Operação Inverno: Campinas aumenta horário de atendimento à população de rua

Campinas inicia hoje (1º) a Operação Inverno, ação de apoio à população de rua durante o período de frio. Com a operação, o atendimento do SOS Rua passa a ser das 8h às 00h. Fora do período frio, esse atendimento acontece até às 22h. 

A Operação Inverno, que ocorre até o dia 30 de setembro, acontece na cidade anualmente durante o Outono e Inverno, estações em que a população de rua sofre com as baixas temperaturas. De acordo com a Administração, o objetivo é acolher pessoas em situação de rua e tentar encaminhá-las aos outros serviços de acolhimento, assistência social e saúde, oferecidos pelo município. 

De acordo com dados da Prefeitura de Campinas, no ano passado, por exemplo, foram realizados 9,3 mil atendimentos e entregues 14,8 mil cobertores. A operação encaminhou ainda 2,4 mil encaminhamentos para o Samim (Setor de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante). 

O serviço do SOS Rua conta ainda com uma equipe de psicólogos, educadores e assistentes sociais.

"Estamos a postos novamente para enfrentar mais esse período de baixas temperaturas com todas as equipes engajadas nesse trabalho tão importante de acolhimento", afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas. 

MAIS AÇÕES

A Prefeitura de Campinas ressaltou que oferece, além do SOS Rua, outras ações da assistência à população de rua da cidade.
O "Mão Amiga", que oferece qualificação profissional e bolsa no valor de R$ 1,1 mil, por uma período de 12 a 24 meses. Desde 2016, 166 pessoas já foram certificadas em algum curso do programa. 

A Operação "Amigos no Techo" aborda andarilhos nas estradas que cortam o município e oferece acolhimento no Abrigo Municipal. 

Outro programa é o "Recâmbio", que ajuda pessoas em situação de rua a retornarem às suas cidades de origem. 

O "Bagageiro Municipal", na Vila Industrial, é um espaço onde as pessoas em situação de rua podem armazenar seus pertences. Outros benefícios como abrigos e benefícios podem ser conferidos pela internet (clique aqui).

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!