Direto da Broadway: adaptação brasileira 'A Cor Púrpura, O Musical' chega a Campinas em curta temporada
Reprodução: ACidade ON
Direto da Broadway: adaptação brasileira 'A Cor Púrpura, O Musical' chega a Campinas em curta temporada

Campinas recebe a partir desta sexta-feira (6) a versão brasileira do espetáculo da Broadway "A Cor Púrpura, O Musical", no Teatro Castro Mendes, na Vila Industrial - veja preços e como comprar ingressos abaixo. 

A peça é inspirada no livro de Alice Walker, publicado em 1982 e ganhador do Prêmio Pulitzer de 1983. Com temática forte, a história conta a vida de uma protagonista que luta contra a violência doméstica e o racismo. 

A obra também virou filme em 1985 dirigido por Steven Spielberg, estrelando Whoopi Goldberg e Oprah Winfrey. 

Para o diretor e produtor Tadeu Aguiar, que traz o espetáculo para Campinas, a história segue atual e expõe uma realidade que ainda vivemos - apesar de se passar na primeira metade do século 20, em uma zona rural do Sul dos Estados Unidos. 

"Isso mostra que o ser humano evoluiu muito pouco ao longo desses anos", comenta o diretor Tadeu Aguiar. 

ENREDO DA PEÇA 

Com Celie como protagonista, a narrativa acompanha a sua luta contra as adversidades impostas a uma mulher negra, pobre e analfabeta. Ela tem dois filhos na adolescência após ser estuprada pelo padrasto e é forçada a se casar com um fazendeiro local. 

Durante seu período de escravidão, ela é obrigada a criar os herdeiros do seu patrão, além de passar, lavar e trabalhar o dia inteiro sem qualquer remuneração. Apesar das dificuldades que enfrenta, Celie sofre por ter sido separada de sua irmã caçula, Nettie. 

"Por trás da história de Celie, há uma crítica à relação entre homens e mulheres, ao poder dado ao homem em uma sociedade que ainda luta por igualdade entre gêneros, etnias e classes sociais", diz Tadeu. 

O diretor ainda salienta que, apesar das dificuldades enfrentadas por Celie, o espetáculo transmite mensagens de esperança e amor incondicional.  

alt
Espetáculo "A Cor Púrpura, O Musical" narra a trajetória de Celie (Foto: Rafael Nogueira)
MONTAGEM E ELENCO 

A versão brasileira do musical da Broadway é assinada pelo jornalista Artur Xexéo e conta com um palco giratório de 6 metros de diâmetro. Além disso, a apresentação possui uma escada curva com sistema de traveling em volta do cenário. 

Durante uma duração de 180 minutos, "A Cor Púrpura, O Musical" apresenta 30 músicas e 90 figurinos diferentes. Além disso, a equipe é composta por 18 atores em cena. Para o diretor da peça, a preparação é essencial para a entrega perfeita do espetáculo. 

"Nós ensaiamos muito, praticamos muito para dar a sensação ao público de que é uma coisa simples", brinca.

A atriz Leticia Soares interpreta Celie na peça e o elenco ainda é composto por Flavia Santana, Sergio Menezes, Erika Affonso, Alan Rocha, Jorge Maya, Larissa Noé, Suzana Santana, Hannah Lima, Cláudia Noemi, Caio Giovani, Leandro Vieira, Gabriel Vicente, Thór Junior, Merícia Cassiano, André Sigom, Nadjane Pierre e Leo Araújo. 

A música é de Brenda Russell, Allee Willis e Stephen Bray, enquanto a direção musical é feita por Tony Lucchesi. A produção de elenco é de Marcela Altberg, cenário de Natalia Lana, figurinos de Ney Madeira e Dani Vidal, coreografias de Suely Guerra e produção de Tadeu Aguiar e Eduardo Bakr. 

FINAL DA TEMPORADA

Em cartaz desde 2019, o musical passou por cidades como Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Com as apresentações suspensas durante a pandemia de covid-19, o retorno aos palcos vem acompanhado por um sentimento muito forte. 

"Após 20 meses, poder voltar a fazer aquilo que se ama é uma emoção muito grande", comenta o diretor. 

Depois de uma temporada bem-sucedida, Tadeu Aguiar comenta que o grupo irá encerrar as apresentações da estação em Campinas, com quatro sessões. De acordo com o diretor, a pausa é necessária para a captação de novos recursos.  

alt
Adaptação brasileira da peça da Broadway chega à Campinas nesta sexta-feira (6) (Foto: Rafael Nogueira)
CURTA TEMPORADA E INGRESSOS 

O espetáculo "A Cor Púrpura, O Musical" terá quatro sessões em Campinas a partir desta sexta-feira (6). As apresentações acontecem no Teatro Castro Mendes e serão realizadas na sexta, às 20h, no sábado, às 16h e 20h30, e no domingo, às 18h. 

O espetáculo tem classificação de 12 anos e os ingressos podem ser adquiridos no site e na bilheteria do teatro, de quarta a domingo, das 16h às 20h. 

Nos dias de espetáculo, as entradas estão disponíveis até uma hora antes do início da apresentação. Os valores variam entre R$ 37,50 e R$ 120. 

O Teatro Castro Mendes está localizado na Rua Conselheiro Gomide, nº 62, na Vila Industrial.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!