Campinas registra 829 mil licenciamentos digitais em 2 anos
Reprodução: ACidade ON
Campinas registra 829 mil licenciamentos digitais em 2 anos


A cidade de Campinas registou 829 mil licenciamentos digitais em dois anos, segundo dados do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo. O serviço, lançado em maio de 2020, já foi realizado por 30,1 milhões de motoristas no Estado de São Paulo.

O levantamento é referente ao período entre maio de 2020 e abril deste ano. A capital ficou em primeiro lugar no ranking, com 6,8 milhões de proprietários que regularizaram a situação online.

Em seguida, as cidades com mais documentos emitidos digitalmente foram:

- Campinas (892.873)

- Guarulhos(699.730)

- Ribeirão Preto (602.512)

- São Bernardo do Campo (574.554)

- Sorocaba (512.443)


POR MÊS

Somente nos quatro primeiros meses de 2022, cinco milhões de proprietários de veículos já regularizaram a documentação digitalmente no estado. Janeiro foi o mês com mais emissões. Foram 3,2 milhões.

Conhecido também por CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), o documento digital possui a mesma validade jurídica do formato impresso. Com a versão eletrônica, não é necessário também que o cidadão se dirija a uma unidade de atendimento do Detran.SP ou do Poupatempo.

O proprietário tem total independência para baixar a versão eletrônica no celular ou, se quiser, imprimir o próprio documento em casa. O condutor pode ainda compartilhar CRLV-e com todos que utilizam o veículo.

COMO LICENCIAR


Para licenciar o veículo é preciso informar o número do Renavam e pagar a taxa de licenciamento via internet banking, aplicativo caixa eletrônico e /ou Lotéricas.

É necessário, porém, que o proprietário pague todos os débitos do veículo, como por exemplo: IPVA, possíveis multas exigíveis e a taxa de licenciamento.

Atualmente, as redes bancárias credenciadas são: Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal, além das Lotéricas).

Assim, após o pagamento, o documento digital fica disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo , Detran.SP e Senatran , além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito CDT, onde o proprietário pode baixar o CRLV-e no próprio aplicativo, disponível nas plataformas Android e IOS. Caso prefira, o motorista poderá imprimir ainda o documento em papel sulfite comum (A4-branca).

LICENCIAMENTO ANTECIPADO

Desde 3 de janeiro de 2022, o serviço de licenciamento antecipado está disponível no Estado de São Paulo. A providência é para todos os veículos, independentemente do final de placa.

O serviço foi oferecido pelo Detran. SP para facilitar o pagamento do licenciamento junto com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor). Quem não optar por essa modalidade, poderá aguardar o calendário de licenciamento anual, de acordo com o final da placa.

O calendário obrigatório deste ano terá início a partir de julho. Por exemplo: donos de veículos com placas terminadas em 1 e 2 devem regularizar a documentação até o dia 31 de julho de 2022. O calendário vai de julho a dezembro exceto para caminhões e tratores, que têm prazos entre setembro e dezembro.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!