Vacinação infantil contra gripe e sarampo começa hoje em creches
Reprodução: ACidade ON
Vacinação infantil contra gripe e sarampo começa hoje em creches


Crianças entre seis meses e menores de cinco anos começam a receber nesta segunda-feira (23) vacina contra a gripe e sarampo nas creches municipais.

A medida foi anunciada na última quinta-feira (19) pela secretaria de Saúde de Campinas. De acordo com a pasta, a vacinação vai até o dia 3 de junho.

A meta traçada é de vacinar em 60 unidades escolares, em uma parceria com a secretaria de Educação. Hoje, a estratégia vai começar no CEI (Centro de Educação Infantil) Brígida Chináglia Costa.

A equipe do Centro de Saúde Paranapanema estará no local a partir das 16h, horário de saída dos alunos, e fará a vacinação na presença dos pais ou responsáveis.

Quando eles não estiverem presentes, será necessário encaminhar à escola um termo de consentimento por escrito.

ORIENTAÇÃO


A secretaria de Saúde orienta pais e responsáveis a levarem a carteira de vacinação e reforça que as vacinas são seguras. As crianças podem receber os dois imunizantes contra a gripe e contra o sarampo ao mesmo tempo.

A coordenadora do programa de imunização do município, Chaula Vizelli, ressalta a importância da vacinação nesta faixa etária, principalmente com a chegada dos dias mais frios que favorece a maior circulação dos vírus respiratórios.

"É fundamental que as crianças sejam vacinadas contra a gripe e contra o sarampo o mais rápido possível porque, durante o inverno, a população fica mais suscetível. E, depois de aplicada, a vacina leva alguns dias para atingir o efeito desejado e proteger o organismo. Por isso, resolvemos fazer essa parceria com a Secretaria de Educação e levar as vacinas até as creches, que concentram grande número de crianças na faixa etária elegível da campanha. Queremos facilitar o acesso", disse.

Chaula ressalta a importância das pessoas tomarem a dose contra a gripe todos os anos, porque a composição da vacina muda conforme as cepas que estão em circulação. "É importante repetir a dose para garantir a proteção", afirma.

SARAMPO

O sarampo é causado por um vírus muito contagioso. Passa de pessoa para pessoa por meio da fala, de tosse ou espirro. Atinge qualquer idade. Os doentes apresentam febre e inflamação do sistema respiratório. Se não tratada, a doença pode matar. A forma mais eficaz de prevenção é por meio da vacina, como a dis

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!