Campinas vacina 188,2 mil pessoas contra a gripe em dois meses
Reprodução: ACidade ON
Campinas vacina 188,2 mil pessoas contra a gripe em dois meses

A secretaria municipal de Saúde anunciou que, em dois meses, 188.243 pessoas foram vacinadas contra a gripe (Influenza) em Campinas.

O balanço foi divulgado pela pasta na última quinta-feira (28) e conta com dados computados desde o dia 26 de março, quando a iniciativa teve início.

A campanha de imunização segue até o dia 3 de junho, em 65 Centros de Saúde da cidade ( veja a lista completa aqui ). De acordo com a Administração, a cobertura para os grupos de crianças, gestantes e puérperas ainda está distante da meta.

Segundo a secretaria de Saúde, a composição das doses da vacina muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus que estão em circulação no período. Por isso, as pessoas precisam se vacinar anualmente, para evitar complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia.

Este ano, a vacina protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

GRUPOS

A pasta informou que a campanha de vacinação contra a gripe atende os seguintes grupos:

- pessoas a partir de 60 anos
- crianças entre seis meses e menores de cinco anos
- trabalhadores da saúde
- professores das redes pública e privada
- povos indígenas
- pessoas com deficiência
- gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto)
- caminhoneiros
- trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
- trabalhadores portuários
- forças de segurança e salvamento
- forças armadas
- funcionários do sistema prisional
- população privada de liberdade
- adolescentes e jovens sob medida socioeducativa


A articuladora do Programa Municipal de Imunização, Chaula Vizelli, faz um alerta às pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha para que procurem os Centros de Saúde e se vacinem o quanto antes, uma vez que, "a vacina leva alguns dias para que o efeito desejado seja alcançado e é preciso proteger as pessoas mais vulneráveis como as gestantes e crianças, cuja cobertura está baixa", diz.

BALANÇO

De acordo com a secretaria de Saúde, do público-alvo de gestantes, somente 26% das pessoas foram vacinadas, isto é, 2.850 mulheres.

Com relação às crianças, a cobertura vacinal está em 30%, com 19.362 doses aplicadas. Já no caso das puérperas, 37% do grupo foi vacinado, com 665 doses aplicadas.

A pasta relata que a meta é alcançar 90% de cobertura. Para os idosos, a cobertura está em 80% com 116.985 doses aplicadas e, no caso dos trabalhadores de saúde, 27.924 foram vacinados, representando 53% de cobertura.

VACINA CONTRA O SARAMPO

A cidade também salienta a importância da vacinação contra o sarampo, que pode ser aplicada ao mesmo tempo em que a vacina da gripe.

A campanha é voltada para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, e a meta é vacinar 95% delas. Foram aplicadas 16.439 doses para esse público, 25% do total.

Também estão sendo vacinados os profissionais de saúde com doses da vacina contra o sarampo atrasadas. Foram aplicadas 1.542 doses neste público.

CENTROS DE EDUCAÇÃO

Desde a última segunda-feira (23), a secretaria de Saúde realiza uma estratégia de vacinação contra a gripe e o sarampo em CEI (Centros de Educação Infantil) de Campinas. A previsão é alcançar 60 escolas até o dia 3 de junho.

Para receber a dose, os pais precisam autorizar a aplicação da vacina, por isso a ação é realizada próximo ao horário de saída, aproveitando a chegada dos responsáveis para buscar as crianças.

A vacinação também pode ser autorizada por um termo de consentimento, que é enviado com antecedência.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!