Campinas terá 1ª faixa de pedestres em 'X'
Reprodução: ACidade ON
Campinas terá 1ª faixa de pedestres em 'X'


A partir desta quarta-feira (1º), Campinas terá a primeira faixa de pedestres em "X", utilizada para travessia do cruzamento na diagonal. A nova sinalização viária será instalada em formato de teste no cruzamento das ruas General Osório com Barão de Jaguara, no Centro.

Por conta da implantação, feita pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) haverá necessidade de bloqueios viários, no período das 8h até as 13h (leia mais abaixo).

PORQUE LÁ?

De acordo com a Emdec, o local foi definido por alguns motivos, sendo eles:

- função da circulação de pedestres e veículos

- ambas as vias terem sentido único de tráfego

- necessidade de poucas intervenções de infraestrutura

- calçadas estreitas que geram acúmulo de pedestres esperando para realizar a travessia tradicional

- desejo de interesse de travessia na diagonal entre o Largo do Rosário e unidade de cartório localizado na esquina entra as vias

PROJETO PILOTO

"É um projeto piloto. Vamos testar a viabilidade da nova sinalização, sempre considerando a segurança na travessia e o respeito à nova sinalização. Vamos fazer as análises técnicas e verificar a possibilidade de efetiva implantação; e, com resultados positivos, avaliar a ampliação para outros locais que atendam as características para o uso desse tipo de travessia", revela o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

As cores da nova sinalização seguem o mesmo padrão das faixas de pedestres tradicionais. Além das faixas de pedestres na perpendicular, também haverá duas faixas ligando as diagonais do cruzamento. A nova sinalização privilegia o deslocamento ativo e o pedestre, que economiza o tempo de travessia no cruzamento das vias.

Caso queira efetuar a travessia na diagonal, em vez de efetuar o deslocamento em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, ele realiza em uma única vez.

COMO SERÁ A TRAVESSIA?

Para realizar a travessia na diagonal, o pedestre somente precisa seguir a mesma lógica que se aplica a qualquer outro cruzamento na cidade: andar sobre a faixa de pedestre, ou seja, sobre as listras brancas pintadas no pavimento. E respeitar o tempo semafórico de travessia. O tempo de "vermelho" total para todos os veículos no cruzamento será aumentado.

Os testes terão duração entre três a seis meses. O local será monitorado, com a avaliação do "antes" e "depois" da implantação da nova sinalização. A Emdec avaliará a implantação de uma nova cultura viária, segura e ágil, tanto para os pedestres, como também para os motoristas.

A Emdec fará ações educativas no local. Os pedestres, futuramente, responderão um questionário sobre a percepção da nova forma de travessia, avaliando tópicos como segurança, travessia mais rápida e aprovação.

As faixas de pedestres em "X" são comuns em Tóquio, no Japão. Também em Londres (Inglaterra) e Chicago (Estados Unidos). No Brasil, o município de São Paulo começou a utilização em 2014, ou seja, há oito anos. A mesma sinalização também é empregada em cidades como Goiânia (Goiás) e Fortaleza (Ceará).

BLOQUEIO VIÁRIO NESTA QUARTA


A Emdec fará a nova sinalização viária nesta quarta-feira (1º). Para a implantação, haverá necessidade de bloqueios viários, no período das 8h até as 13h.

Partes do cruzamento das ruas General Osório com Barão de Jaguara serão fechadas ao tráfego de veículos por etapas. Também haverá bloqueios nos cruzamentos da Barão de Jaguara com Conceição; e Dr. César Bierrembach com Dr. Quirino. Terá pré-bloqueio no cruzamento da Dr. César Bierrembach com Luzitana.

ROTAS DE DESVIO

São duas sugestões de rotas de desvio:

- Pelas vias Dr. César Bierrembach, Luzitana e Dr. Thomaz Alves

- Pelas vias Dr. Quirino, Conceição, Luzitana e Dr. Thomaz Alves

Agentes da Mobilidade Urbana irão monitorar o trânsito na região. Dúvidas sobre a circulação podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o "Fale Conosco Emdec". Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!