O sorriso simpático de uma "baratinha dançante" tomou as ruas de Campinas. Você chegou a ver? Se não, agora vai ficar sabendo mais sobre essa pichação que viralizou nas redes sociais.
A arte das ruas tomou conta de paredes, contênieres de lixo, caixas de luz de Campinas e chegou no Twitter. Lá, a fotógrafa Mariana Pettruci, de 21 anos, resolveu reunir o "acervo" de desenhos da "baratinha dançante" que encontrou em Campinas.
Como a thread é colaborativa , logo outros internautas começaram a mostrar onde mais encontraram o inseto sorridente.
"Eu notei a baratinha pela primeira vez faz uns quatro meses. Resolvi montar a thread porque quanto mais eu reparava nos lugares, mais baratas encontrava. Pensei que mais pessoas poderiam ter reparado também. Achei muito legal quando começaram a interagir e, principalmente, a mandar fotos das baratas em outros lugares", contou a fotógrafa.
Ela afirmou ainda que acha o desenho muito criativo. "E é bem fácil de ficar na cabeça. Acho que o lugar mais legal foi no Instituto de Artes da Unicamp porque estudo lá e é legal saber que as baratinhas estão por aqui também", contou.
Em Campinas, alguns dos lugares onde a obra aparece são:
- parede do IA (Instituto de Artes), da Unicamp
- Centro de Convivência de Campinas
- ponto de ônibus na Avenida Orosimbo Maia
- Avenida Moraes Salles
- IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas), da Unicamp
- Centro de Barão Geraldo
- bairro do Cambuí, próximo ao colégio Bento Quirino
- Muro da Biblioteca Municipal de Campinas
simplesmente tem esse desenho da barata em campinas inteira entao inicio aqui uma thread com fotos de todas as baratinhas dançantes que eu trombar por aí pic.twitter.com/dHxpHRgP67
la belle de jour (@marianaptrucci) May 26, 2022
Inclusive, no Twitter, duas pessoas disseram que chegaram a tatuar a baratinha nos braços.
Moradores da cidade de Valinhos e Vinhedo também registraram fotos da pichação simpática nos municípios. O artista que criou a "baratinha dançante" foi encontrado pela reportagem, mas não quis falar sobre o assunto.
EM ESPAÇOS PÚBLICOS
Apesar de engraçada, a pichação da "baratinha dançante" foi feita em locais públicos, como espaços da Unicamp, biblioteca municipal e também em lixeiras de Campinas.
Por conta disso, procuramos a universidade e a Prefeitura de Campinas para comentar o assunto. Confira:
Procurada, a Prefeitura de Campinas disse que pichação é crime e um ato de vandalismo.
Na cidade, vigora desde o início do ano um lei, a nº 15.111, que determina multa de R$ 3.360 para moradores que forem flagrados causando danos ao patrimônio público ou privado e prevê sanções administrativas aos infratores.
A Unicamp foi procurada, mas ainda não retornou o pedido da reportagem.