Após anúncio do estado, parte de leitos infantis no HC de Campinas começa a operar
Reprodução: ACidade ON
Após anúncio do estado, parte de leitos infantis no HC de Campinas começa a operar

Após o anúncio do governo estadual na última semana de um pacote de 31 leitos pediátricos para o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp e HES (Hospital Estadual de Sumaré) - devido a superlotação-, começa a funcionar nesta quarta-feira (1º) parte destes leitos no hospital da Unicamp.

De acordo com o HC da universidade de Campinas, 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátrica semi-intensivos começam a operar a partir de hoje. 

Além desses leitos semi-intensivos, o estado ainda anunciou outras seis UTIs na unidade de saúde. No entanto, de acordo com assessoria de imprensa do HC, as demais unidades estarão disponíveis somente na próxima segunda-feira (6). 

O atraso ocorre devido à entrega dos berços e das bombas de infusão, que ainda não chegaram, disse o setor de comunicação à reportagem. Em relação ao HES, ainda não há cronograma definido (leia mais abaixo). 

HOSPITAL ESTADUAL DE SUMARÉ

Sobre os 15 leitos destinados ao HES - sendo cinco UTIs, cinco semi-intensivas e cinco de urgência pediátrica - ainda não há um cronograma definido para início dos atendimentos, informou a pasta estadual. 

Em contato por telefone, a assessoria de imprensa da secretaria de Saúde do Estado alegou não ter ainda detalhamento por conta da compra de equipamentos e a preparação para a instalação dos leitos. Um prazo para isso também não foi informado. 

ANÚNCIO DO ESTADO

Em visita à Campinas no último dia 26 de maio, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou a abertura de 31 leitos pediátricos para a região de Campinas a partir de 1º de junho. Ao todo, foram anunciados 16 leitos no HC da Unicamp e 15 no HES, o Hospital Estadual de Sumaré. 

"São leitos importantes que vão atender as crianças neste momento aonde as crises respiratórias ampliam-se e aumentam durante este período do ano. Além disso, essa demanda crescente nos fez mobilizar junto à Unicamp e ao Hospital Estadual de Sumaré a necessidade da abertura desses leitos de maneira emergencial", disse o governador na ocasião. 

Presente no anúncio das novas vagas para a região, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, detalhou a distribuição das unidades nos dois locais. "Serão seis UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e 10 semi-intensivas no HC", disse no dia 26 de maio. No HES, serão cinco UTIs, cinco semi-intensivas e cinco de urgência pediátrica, informou, também. 

A medida visa desafogar o sistema de saúde da região, que convive com a superlotação das UTIs para crianças. 


"Esse é o primeiro anúncio de um esforço emergencial que foi feito para que a gente, já a partir de 1º de junho, pudesse ter 31 leitos abertos de pediatria. Esse esforço continua. A DRS (Departamento Regional de Saúde) está dialogando com as prefeituras e os prefeitos também estão comprometidos em ajudar a abertura desses leitos e nós teremos novos anúncios nas próximas semanas", afirmou Rodrigo Garcia.

"

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários