Campinas faz reunião para rever uso de máscara em locais fechados
Reprodução: ACidade ON
Campinas faz reunião para rever uso de máscara em locais fechados


A Prefeitura de Campinas informou nesta quarta-feira (1º) que vai reavaliar a necessidade e obrigação da volta do uso de máscara em locais fechados. A Administração informou que o assunto será discutido em uma reunião amanhã (2). 

"O município vai tratar deste tema na reunião do Comitê Covid desta quinta-feira e rever a necessidade de recomendações e obrigações nos diferentes ambientes, conforme situação epidemiológica que se apresenta", informou a Administração por meio de nota. 

A medida ocorre após o Comitê de Medidas de Vigilância em Saúde do governo de São Paulo voltar a recomendar o uso de máscara em locais fechados devido a uma nova alta de casos de vocid-19. A recomendação foi anunciada ontem (31).  

LEIA TAMBÉM 
Campinas anula decretos de emergência e calamidade pela covid-19; entenda o que muda

INTERNAÇÕES

Segundo o Comitê estadual, a decisão foi tomada após o registro de um aumento nas internações por covid-19 no estado. Como é uma recomendação, cabe aos municípios transformar ou não essa recomendação em determinação. 

EM CAMPINAS

Em nota, a Prefeitura de Campinas ressaltou que a cidade, diferente do Estado, foi mais restritiva e, por meio de decreto, manteve o uso de máscaras nos serviços de saúde, em ambientes fechados das escolas, Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e no transporte público. 

O município também manteve a recomendação de uso em vários lugares e ocasiões, inclusive por pessoas com sintomas respiratórios e pessoas vulneráveis tais como gestantes, idosos e imunossuprimidos. 

RECOMENDAÇÕES DO COMITÊ

A primeira das recomendações do Comitê é sobre a volta do uso de máscaras em ambientes fechados, ou seja, empresas, shoppings, comércios em geral, cinemas e teatros. 

O comitê também recomenda que pessoas com comorbidades usem a máscara até em locais abertos. 

Por fim, a terceira recomendação - quase que um apelo - é que todos completem o ciclo vacinal: que os idosos tomem a quarta dose e que todos os outros tomem a dose de reforço. 

AUMENTO DE EXAMES E RESULTADOS POSITIVOS

Em Campinas, laboratórios da cidade registraram aumento na procura por exames e testes de covid-19 nas últimas semanas. Segundo um levantamento realizado pela EPTV Campinas, algumas unidades da cidade tiveram uma busca até 88% maior em relação à primeira semana do mês de maio. 

"Neste último mês nós tivemos um aumento considerável. Em relação ao começo do mês para hoje, nós tivemos um aumento de 158% de casos positivos. Tivemos, também, 88% de aumento na procura pelos exames", informa a biomédica Karla Fernanda Fontoura de Carvalho Souza. 

NOVA ONDA

A média móvel de casos na região de Campinas também subiu 63,5% na última semana, indo de 291 para 476 registros de 23 a 30 de maio, de acordo com a Fundação Seade. Para alguns especialistas, não há dúvidas de que estamos encarando uma 4ª onda da doença. 

"Já foi registrado um aumento bastante significativo no número de casos. E que, na verdade, não se refletiu ainda em um número significativo no número de mortes", afirma o epidemiologista André Ribas.

"

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!