Uma das principais vias no bairro Vila Industrial , em Campinas , passa por interdição em seus dois sentidos , a partir desta quarta-feira (21) e segue por seis meses . a Avenida Dr. Carlos de Campos, será fechada nos dois sentidos de circulação, no trecho entre a rua Dr. Pedro Tórtima e o Balão do Curtume.
O local recebe uma obra de execução de galeria de água pluvial, sob responsabilidade da empresa MRV Engenharia. Os desvios poderão ser feitos para quem vai no sentido centro, pelas vias Sylvio Moro, Dr. Souza Ribeiro e Dr. Aberlardo Pompeu do Amaral. Já para quem trafega no sentido bairro, o desvio indicado é pelas vias Dr. Aberlardo Pompeu do Amaral, Joaquim Motta e Sylvio Moro. Os desvios também serão realizados pela linha 171 (Campinas Shopping / Shopping Dom Pedro), que circula na região.
O que são galerias pluviais? Quando falamos sobre águas pluviais, estamos falando daquelas que vêm da chuva. por sua vez, as galerias pluviais são tubulações que buscam captar, transportar e drenar toda a água da chuva. Ao mesmo tempo em que aumenta a modernização urbana, o solo muitas vezes não consegue absorver toda a chuva, podendo causar inundações. Assim, se faz necessário o escoamento das águas pluviais através dessas galerias.
Processo de construção de galerias pluviais:
O sistema de galerias de águas pluviais é composto por alguns processos antes e depois da construção dele. Entretanto, neste texto vamos focar em falar somente da galeria pluvial em si.
Abertura de valas para os tubos de concreto, nesta etapa, há a escavação das valas de acordo com as necessidades dos tubos de concreto e, acima de tudo, deve respeitar as normas municipais de pavimentação. Ademais, caso a necessidade da vala seja de tamanho maior que a permitida, o empreiteiro deverá justificar e aguardar aprovação do órgão responsável.
Outro ponto importante é a sinalização do local da obra e fornecer alternativas para o caminho interditado. A recomendação nesta etapa é prestar muita atenção na atividade e seguir todas as instruções a fim de evitar quaisquer problemas futuros ou reabertura da vala.
Instalação dos tubos:
Antes de mais nada, é válido lembrar que o material pode ter sido danificado durante o transporte e armazenamento. Portanto, antes dessa etapa acontecer é recomendada a verificação de todos os tubos e elementos utilizados. após isso, os tubos devem ser transportados até o local e alinhados no decorrer da vala preparada. Um dos maiores cuidados nesta parte é com a integridade dos tubos. portanto, o manuseio deve ser extremamente cuidadoso sem manobras bruscas para evitar qualquer dano.
Agentes da mobilidade urbana vão sinalizar o local e monitorar a região impactada. para informações de trânsito e sugestões, acesse os canais do fale conosco Emdec, Pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou baixe o aplicativo "emdec", disponível para download no google play (sistema operacional android) e app store (sistemas operacionais ios). para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910.