Um episódio de xenofobia causou revolta entre os estudantes da PUC-Campinas . Dois alunos de Direito gravaram áudios em um grupo de whatsapp com ofensas, ameaças de agressão e crime de xenofobia direcionados a um aluno nordestino com posição política oposta aos agressores.
Os áudios que estão em posse da direção da Universidade contém trechos como "Esses nordestinos filhos da..." e ofensas com diversos xingamentos. Em outra fala o aluno diz "...Tem que morrer comendo frango com farofa mesmo", diz o agressor.
A discussão teve início após o resultado do 1º turno das eleições presidenciais, no último domingo (2), onde o candidato Lula (PT), venceu e se sobressaiu nos estados nordestinos.
A partir da postagem de uma aluna nas redes sociais, onde escreveu "Nordeste, seria um orgulho se vocês realmente quisessem trabalhar". Um dos alunos nordestinos compartilhou a mensagem com indignação.
A Puc-Campinas abriu uma sindicância para investigar os áudios e se pronunciou através de uma nota oficial "A Puc-Campinas defende uma sociedade justa e faterna, o que inclui o respeito às origens e às culturas diversas que compõem a nação brasileira. Em relação a este caso, a Universidade abriu uma sindicância para avaliar quais serão as medidas adequadas".