A simulação, que durou cerca de três horas
Divulgação/Viracopos
A simulação, que durou cerca de três horas

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, realizou no dia 1º de agosto um exercício simulado de sequestro de aeronave, em parceria com a Polícia Federal. A operação de treinamento envolveu uma aeronave com 208 pessoas a bordo — sendo 200 passageiros e oito tripulantes — e teve como objetivo testar protocolos de segurança e resposta em situações de crise.

A simulação, que durou cerca de três horas, ocorreu em uma aeronave estacionada no hangar da Azul e contou com a participação do Comando de Operações Táticas (COT), unidade de elite da Polícia Federal especializada em contraterrorismo. Ao final, os policiais “invadiram” o avião e resgataram os passageiros simulados.

O exercício reproduziu um cenário em que cinco criminosos tentavam sequestrar a aeronave e exigir resgate milionário. Durante a operação, foram acionados protocolos de segurança, bloqueio de acessos, monitoramento por câmeras e ativação de alertas.

Além da Polícia Federal e da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, participaram da atividade a ANAC, Polícia Civil, Polícia Militar, NAV Brasil, Azul Linhas Aéreas e voluntários de escolas de aviação, que interpretaram passageiros.

A simulação é realizada anualmente em cumprimento à legislação AVSEC (Aviation Security), que regula normas internacionais de segurança da aviação civil. Segundo os organizadores, o treinamento foi considerado bem-sucedido e contribuiu para aprimorar a integração dos órgãos envolvidos em casos de crise.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes