A Guarda Municipal de Campinas realizou, na tarde desta sexta-feira (29), uma operação na região central da cidade. As equipes percorreram o Terminal Central e toda a extensão da linha férrea com patrulhamento preventivo para coibir práticas ilícitas e garantir a segurança de pedestres e moradores do entorno. Durante a ação, também foi realizada uma blitz de orientação de trânsito, com foco na fluidez e na segurança viária.
Além do reforço no policiamento, a iniciativa serviu como atividade prática para 40 alunos em formação na Academia da GMC. Os futuros guardas puderam vivenciar situações reais do dia a dia da corporação, sempre acompanhados por profissionais experientes.
De acordo com a Secretaria de Segurança, a presença dos alunos nas ruas fortalece tanto o aprendizado quanto beneficia a população. “A ação reforça para a população a sensação de segurança com a presença intensificada dos alunos e dos guardas nas ruas, e, ao mesmo tempo, permite que os futuros guardas tenham contato direto e prático com a realidade da profissão”, afirmou a comandante da GM Campinas, Maria de Lourdes Soares.
A operação faz parte do Programa Centro Mais Seguro, que busca ampliar a presença da Guarda Municipal e combater a criminalidade por meio do patrulhamento a pé e com viaturas.
Os alunos que participaram são de Campinas e de cidades como Jaguariúna, Cabreúva, Amparo, Aguaí, Santa Fé do Sul e Holambra. O curso de formação, iniciado em 12 de maio, segue até 12 de setembro, totalizando 700 horas-aula. A grade inclui conteúdos teóricos e práticos sobre segurança pública, defesa e combate policial, direitos humanos e outras áreas.