Uma mulher foi presa em flagrante nesta segunda-feira (23), pela Polícia Federal (PF), suspeita de furtar material biológico do Laboratório de Virologia e Biotecnologia Aplicada do Instituto Biológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) , no estado de São Paulo. Os envolvidos na ação criminosa, podem responder por furto qualificado, fraude processual e transporte irregular de organismo geneticamente modificado, informou a PF.
Com o furto, todos os laboratórios da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) foram interditados na manhã desta segunda. A PF infirmou que dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos e os policiais encontraram o material biológico furtado, que foi imediatamente encaminhado ao Ministério da Agricultura e Pecuária para análise técnica.
O desaparecimento das amostras foi comunicado pela própria universidade, o que levou a abertura do inquérito policial. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também participou, dando apoio devido ao risco biológico associado ao transporte e manuseio dos organismos.
Próximos passos
As investigações da PF seguem para esclarecer em quais circunstâncias o furto aconteceu, qual era o destino das amostras e se há outras pessoas envolvidas no caso.
A universidade ainda não divulgou detalhes sobre o tipo de amostra furtada ou possíveis impactos para as atividades científicas do instituto. A PF também guarda as informações e divulgará conforme o avanço das apurações.
A ação criminosa aconteceu nas dependências do Instituto de Biologia da Unicamp, e os materiais levados impactam diretamente nas atividades desenvolvidas na FEA, informou a reitoria da universidade.
Para colaborar com as diligências das autoridades, a FEA decidiu interditar temporariamente todos seus laboratórios de pesquisa.
Aulas
A Unicamp informou que as aulas de graduação e as atividades em laboratórios de ensino seguem normalmente.
A instituição ainda destacou que está tomando todas as medidas cabíveis e colaborando integralmente com os órgãos responsáveis pela apuração do caso.