Secretários Luiz Henrique Cirilo e Wanderley de Almeida deixam os cargos
Divulgação PMC
Secretários Luiz Henrique Cirilo e Wanderley de Almeida deixam os cargos

O Diário Oficial de Campinas, cidade no estado de São Paulo, trouxe nesta quinta-feira (02), a exoneração dos secretários Wanderley de Almeida, de Relações Institucionais, e Luiz Henrique Cirilo, de Habitação, devido às eleições deste ano.

O vice-prefeito da metrópole Wanderley, conhecido como Wandão, se afasta do cargo em cumprimento a legislação vigente que separa o exercício de funções administrativas e a atuação político partidária, já que ele é dirigente de partido.

A exoneração de Wandão é somente da função de secretário de Relações Institucionais, não havendo qualquer alteração no exercício do mandato de vice-prefeito.

Wandão assumiu a Secretaria de Relações Institucionais em 2013, durante o governo do ex-prefeito Jonas Donizette, permanecendo no cargo até junho de 2020, quando se afastou para concorrer nas eleições municipais daquele ano. Após ser eleito vice-prefeito na chapa do atual prefeito Dário Saadi (Republicanos), retornou à secretaria, onde estava até então.

Marcos José Lena foi nomeado para assumir a função.

Habitação

Já Cirilo deixa a Secretaria de Habitação para cumprir a exigência legal daqueles que pretendem disputar as eleições. O prazo de desincompatibilização, conforme o calendário eleitoral, termina em 04 de abril. Ele será candidato a deputado estadual.

Luiz Henrique Cirilo, foi eleito para o quinto mandato consecutivo como vereador, com 5.694 votos para a legislatura 2025-2028. Em maio de 2025, Cirilo solicitou afastamento temporário do mandato legislativo para assumir a Secretaria de Habitação, cargo que deixa agora para atender às regras eleitorais. Com a saída da Administração Municipal, ele retoma os trabalhos na Câmara Municipal de Campinas.

Novo secretário da pasta

O vereador Eduardo Magoga foi o escolhido para assumir a Secretaria Municipal de Habitação. Ele deixa o mandato na Câmara Municipal e assume como secretário da pasta, na Prefeitura.

Eduardo Magoga
Divulgação Câmara de Campinas
Eduardo Magoga

Formado em Gestão Pública e pós-graduando em Meio Ambiente, Magoga atua há mais de 30 anos como empresário e comerciante, com forte atuação na comunidade. Ele está no segundo mandato consecutivo como parlamentar da Câmara de Campinas.

Como adjunto, o escolhido foi o atual Gerente Jurídico de Regularização Fundiária e Empreendimentos Sociais da Cohab, Marcelo Ferreira da Silva.

Marcelo Ferreira da Silva
Divulgação PMC
Marcelo Ferreira da Silva

Marcelo é advogado. Além do cargo que ocupa atualmente, onde é responsável pela parte jurídica do projeto de Regularização Fundiária (Reurb) e também da aprovação dos Empreendimentos de Interesse Social, já atuou como diretor na Secretaria de Habitação e como assessor nas secretárias de Planejamento e na Emdec.

As nomeações devem sair no Diário Oficial dos próximos dias.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes