
Um torcedor da Ponte Preta condenado pela morte de um torcedor do Guarani foi preso na manhã desta quarta-feira (23), na cidade de Campinas , em São Paulo. Carlos Daniel Sampaio era procurado pela Justiça desde que a condenação pelo homicídio de Anderson Ferreira, ocorrido em 2012, se tornou definitiva.
A captura aconteceu no bairro Cidade Jardim, durante uma abordagem realizada por equipes do 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP). Segundo informações divulgadas pelo órgão, o comportamento de Carlos Daniel chamou a atenção dos policiais. Ele tentou correr para dentro de uma residência, mas acabou alcançado.
Após a abordagem, os policiais constataram que havia um mandado de prisão contra ele. O homem foi levado para a 2ª Delegacia Seccional de Campinas e permanece à disposição da Justiça.
Condenação por homicídio
Carlos Daniel foi condenado pelo Tribunal do Júri pela morte de Anderson Ferreira, torcedor do Guarani que tinha 28 anos. O crime aconteceu em março de 2012, após uma rodada de partidas das categorias de base de Guarani e Ponte Preta.
Na ocasião, houve um confronto entre torcedores das duas equipes. Anderson foi perseguido e agredido com pedras e barras de ferro. Ele sofreu traumatismo craniano e torácico, foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, mas morreu três dias depois.
O caso teve participação de diversos torcedores. Ao todo, sete pessoas foram condenadas pelo homicídio.
Pena foi reduzida pela Justiça
Carlos Daniel foi julgado em fevereiro de 2019 e recebeu inicialmente uma pena de 19 anos de prisão em regime fechado. A condenação ocorreu junto com a de outro torcedor da Ponte Preta.
Posteriormente, a pena de Carlos Daniel foi reduzida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo para 16 anos de reclusão.
O processo chegou ao trânsito em julgado em fevereiro de 2025, quando foram encerradas as possibilidades de recurso. A partir disso, foi determinado o cumprimento definitivo da pena.
Outros condenados
Além de Carlos Daniel, outros cinco torcedores foram condenados a 19 anos de prisão pela participação no episódio. Um dos envolvidos já havia sido preso anteriormente.
Com a captura realizada nesta quarta-feira, cinco dos sete condenados estão presos, enquanto outros dois continuam sendo procurados pela Justiça.
O caso permanece relacionado a um dos episódios mais graves envolvendo confrontos entre torcidas rivais em Campinas. O crime ocorreu após jogos das categorias de base e terminou com a morte de Anderson Ferreira, que não resistiu às agressões sofridas.