Evento terá a presença de 31 cervejarias artesanais do Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas
Divulgação
Evento terá a presença de 31 cervejarias artesanais do Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas

Nesta sexta-feira (21), inicia a edição do Oktoberfest do Polo Beer Festival deste ano e será na Estação Cultura, em Campinas, com entrada gratuita. A edição contará com a presença de 31 cervejarias artesanais do Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas. Serão três dias e finaliza no domingo (23).

Os preços das cervejas variam entre R$ 7,00 o copo e R$ 14,00, em copos de 200 e 400ml. Estarão 31 cervejarias do Polo que juntas levarão mais de 180 torneiras de chopp na Estação Cultura, de estilos variados.

Inspirada na maior festa cervejeira do Mundo, as cervejarias participantes levarão vários estilos da Escola Alemã de Cerveja e também as IPA’s, Sours (estilos de cerveja) Belgas, Stouts, entre outros, também estarão presentes.

Para quem não ingere alcóol, terá um bar de bebidas não alcoólicas do Polo RMC, com água, sucos e refrigerantes. O evento contará com 7 atrações musicais, que se apresentarão durante os três dias de evento. 

As crianças também terão um espaço garantido na área kids, tenda de discos de vinil, ações sociais como uma Feira de adoção de Pets (ONG Focinho abandonado) e coleta de alimentos em parceria com o Banco de Alimentos de Campinas. A arrecadação será de alimentos, mas o foco será para doação de Leite em Pó, porque faz parte da programação uma ação de conscientização relacionada ao Outubro Rosa.

O público terá a oportunidade não só de degustar criações únicas e exclusivas, como conversar com os proprietários, sommeliers e mestres cervejeiros das cervejarias, que estarão, na maioria, presentes no evento. No local terá 17 food trucks doces e salgados com gastronomia variada e inspirações da culinária alemã.

O Polo Cervejeiro também firmou uma parceria com o Senac Campinas para o evento, onde um de seus docentes, Marcos Santos, guiará as quatro turmas de Sommeliers no sábado, em uma degustação itinerante nos stands, onde os alunos degustarão as cervejas com intuito de aproximá-los das cervejarias e da diversidade de estilos além de uma introdução básica em como fazer análise sensorial.

A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, destaca que, como Cultura, o setor contribui para incentivar o turismo e a gastronomia. "Como eventos eles ancoram o turismo, o entretenimento, o lazer e outros trabalhos que são desenvolvidos ao longo do ano como os passeios e BeerTour, Rota Cervejeira, que fomentam a marca do Polo Cervejeiro da cidade e da RMC”, diz a secretária.

Na parte econômica, Alexandre Leme, presidente do Polo Cervejeiro da Região de Campinas reforça: "É sabido também que as microempresas são o grande motor da geração de empregos e o paralelo é perfeitamente aplicável ao setor cervejeiro artesanal. Nosso segmento é responsável por 12% dos empregos gerados no setor, mas em volume de mercado representamos ainda apenas 2,4% do setor. Em comparação com as grandes indústrias, geramos 5,5 vezes mais de empregos por fatia de mercado que representamos. Investir e proporcionar um ambiente para o desenvolvimento das microcervejarias está diretamente relacionado a uma maior geração de emprego para nossa região."

O Polo Cervejeiro da RMC começou com 10 microcervejarias em 2017 e hoje concentra 41 microcervejarias em Campinas e região. Quem faz parte da associação tem um selo próprio que o Polo apresenta através de um C em forma de um barril. “A proposta é que o público veja uma cervejaria artesanal, de qualidade, independente e que está desenvolvendo o mercado da região”, dizem os associados.
Sobre as cervejarias participantes:

- Blacaman, Cervejaria Campinas, Daoravida, El Coyote, Garimpero, GBK Barossa, Landel, Maali, Neoclássica, St Kitts, Stormy, Tábuas, Tesla, The Brews, Toca da Mangava, Trinity e Deserta, Cervejaria IB, de Campinas;
- Kalango, Hopbeer, Knights, Marés, Seven Hands, de Americana;
- Seo Carneiro, de Holambra;
- Donnerstag, Itaici de Indaiatuba;
- Bierinbox e Sonora, de Paulínia;
- Sancta, de Santa Bárbara D ́Oeste;
- Grifo e Gravetos, de Valinhos

Atrações musicais:

Sexta feira às 18h30 Ani Belle e Banda de Indaiatuba e a abertura do evento.
Sábado às 13h tem a Banda Rebel and Sinners com Folk , às 16h30 Banda London com Clássicos do Rock e às 20h Banda Blue Gas Banda com 10 integrantes com Rock de todos os tempos.
Domingo tem, às 12h30, a Banda El Cabong – SKA de Sorocaba-SP, Banda Índigo – Rock Pop e Indie, às 16h e Banda Jet Set – Hits do Punk, New Wave, Grunge e Indie fechando o evento às 19h30.

Serviço:
Data: 21, 22 e 23 de outubro 2022
Horários: Sexta-feira (21), das 18h às 23h / Sábado (22), das 11h às 23h e Domingo (23) das 11h às 23h.
Local: Estação Cultura – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/nº, Campinas,
Estacionamento: R. Francisco Teodoro, 1050 – Vila Industrial
Entrada gratuita. (Haverá arrecadação de alimentos - principalmente leite em pó - em parceria com o Banco de Alimentos de Campinas)
Realização: Polo Cervejeiro RMC e co-realização da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas
Apoios: Senac Campinas, Agência Ideia Certa, New Signs Comunicação Visual e Senhorita Gourmet.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!