O Zooparque Itatiba recebeu, na última segunda-feira (7), batizado de Yoyo , o macho adulto de tamanduaí (Cyclopes didactylus) é o único da espécie sob cuidados humanos no mundo , o que torna este animal extremamente especial. Pertencente ao grupo dos tamanduás, o tamanduaí é o menor da espécie existente . Um indivíduo adulto não pesa mais que 400 gramas.
Segundo informações do Zooparque: "O animal estava debilitado e provavelmente havia sido retirado da natureza, mas quem o retirou não imaginava que cuidar de um tamanduaí seria tão difícil. O manejo inadequado deixou o animal extremamente magro e com um quadro severo de hipovitaminose e desidratação."
Por ser o único da espécie em cativeiro no mundo, e por ter se habituado à presença humana, comportamento não ideal em uma situação de vida livre, ele está sendo encaminhado pelo Instituto para o Zooparque Itatiba. Os profissionais do Instituto Tamanduá desenvolveram um manejo e uma dieta específica e hoje o animal encontra-se saudável e com o seu peso ideal, 285 gramas.
Yoyo ganhou um recinto na área de “Maternidade” do Zooparque, onde os visitantes poderão observar o animal e aprender um pouco sobre essa espécie tão peculiar e pouco conhecida.
"Manter tamanduaís sob cuidados humanos é de extrema importância, caso seja necessário realizar programas de reintrodução futuramente. Inclusive, ele irá iniciar um projeto de manutenção da população nordestina em cativeiro, população esta que teve uma grande perda do número de indivíduos, principalmente pela perda de habitat", disse o Zoo.