A Rua 13 de Maio , principal calçadão do comércio popular do centro de Campinas, recebeu a entrega oficial de uma cobertura de guarda-chuvas da Rua 13 de Maio na manhã desta quinta-feira (24). Foram instalados 3 mil e cem guarda-chuvas coloridos e possui uma estrutura de 800 metros.
As obras começaram em setembro e o trabalho foi finalizado nesta semana. A estrutura será permanente e a construtora que doou a instalação, será responsável pela manutenção durante o primeiro ano.
“Eu estou fazendo as pesquisas finais, mas já é 95% certo que esta é a maior rua de guarda-chuvas do mundo. Nós ganhamos de Dubai e estamos fazendo pesquisas em outras partes do mundo para registrar no Guinnes (livro dos recordes) que Campinas tem a maior rua de guarda-chuvas do mundo”, adiantou Valter Patriani, proprietário da empresa que doou o projeto para Campinas.
Esse projeto é uma ação de revitalização do centro de Campinas, do Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC) e ontros projetos terão início no começo de 2023, onde serão iniciadas obras na Avenida Dr. Campos Sales para revitalizar a via.
Ao todo, seis quadras receberam a estrutura de metal com os guarda-chuvas coloridos, a partir do trecho atrás da Catedral até o próximo à Estação Cultura. São cerca de 800 metros, onde foram instalados 3.100 guarda-chuvas coloridos distribuídos em armações treliçadas colocadas a 6 metros de altura. Também foi instalada uma nova iluminação, utilizando cabeamento aéreo, com 62 luminárias com dois pontos de luz de LED em cada uma e sensores para acender ao fim do dia e desligar pela manhã.
Para dar mais conforto para os visitantes do comércio central, também foram instalados 42 bancos em formato de pufs, 23 bancos retangulares e 15 lixeiras de 150 litros cada. Todos feitos em concreto.