A Hospital Maternidade de Campinas suspendeu os atendimentos , a partir desta segunda-feira (28), principalmente do agendamento de novas cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia, devido ao arrombamento seguido do furto de equipamentos e materiais ocorrido neste fim de semana. Os ladrões cortaram a cerca elétrica e acessaram o imóvel pelo muro. A porta foi arrombada. No Ambulatório, os ladrões reviraram armários e gavetas e levaram equipamentos e materiais de uso exclusivo dos profissionais de saúde, como carimbos médicos.
A assessoria de imprensa do Hospital Maternidade disse que não tem previsão de retorno aos atendimentos, até que consigam repor os equipamentos, mas que as cirurgias que já estavam agendadas hoje, serão realizadas normalmente.
Foram levados equipamentos como monitor de alta frequência para o colo do útero e monitor multiparametro (para monitorização de sinais vitais.) São monitores essenciais para a assistência aos pacientes. "Esses são os principais. Ontem à tarde eles estavam fazendo um estavam colocando tudo em ordem e fazendo um levantamento do que estava faltando", informou o Hospital.
Tambem foram furtados computadores e impressoras, microondas e diversos materiais, inclusive carimbos dos profissionais da saúde.
O Ambulatório é especializado em cirurgia ginecológica, mastologia, patologia do trato genital inferior e pré-natal de alto risco, com assistência exclusiva às pacientes do SUS. Por mês, realiza cerca de 640 consultas e agenda entre 80 e 100 cirurgias ginecológicas, também mensais, para pacientes do SUS.
O arrombamento e o furto foram descobertos às 7h deste domingo, 27 de novembro, pela equipe da limpeza. A Polícia Miliar foi acionada e registrou-se Boletim de Ocorrência no 1º Distrito Policial de Campinas para permitir a abertura do processo de investigação.