Diagnóstico precoce ajuda a salvar vidas
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Diagnóstico precoce ajuda a salvar vidas

Hospitais de Campinas realizam mutirão de prevenção e diagnóstico de câncer de pele , neste sábado (3). O Hospital Mário Gatti  em parceria com a disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, estará atendendo no Ambulatório de Dermatologia do Hospital Mário Gatti, das 9h às 15h. O Hospital da PUC Campinas atenderá também 9h às 15h, no Ambulatório de Especialidades do SUS. Os atendimentos serão gratuitos.

Para participar do mutirão, não é necessário encaminhamento ou agendamento. O público-alvo são pessoas com lesões de pele que estão crescendo, sangram espontaneamente ou não cicatrizam, ou que tenham pintas escuras que, nos últimos meses, estão rapidamente aumentando de tamanho, cor ou ulceram.

A doença pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Entre os sinais que fazem soar os alertas estão: lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente; pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; mancha ou ferida que não cicatriza e que continua a crescer, apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que o País registrará, este ano, cerca de 185 mil novos casos de câncer de pele, sendo que mais de 8 mil serão do tipo melanoma, que é mais grave, e mais de 176 mil serão do tipo não melanoma, responsável por cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

A atividade integra o Dezembro Laranja, campanha criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o objetivo de prevenir o câncer de pele, que é o tumor de maior incidência no Brasil. A campanha é realizada desde 1999, e neste ano tem como slogan “Não espere até sentir na pele”.

Serviço:

Hospital Mário Gatti

Local: Ambulatório de Dermatologia do Hospital Mário Gatti - Avenida Prefeito Faria Lima, 200 - Campinas

Horário: das 9h às 15h.

Documentos necessários: Levar documento de identidade ou CPF, cartão SUS e comprovante de endereço para a realização de cadastro dos casos positivos. Será obrigatório o uso de máscara.

Pacientes atendidos no mutirão com suspeita de câncer serão encaminhados, já com agendamento marcado, para consulta especializada, biópsia ou cirurgia. Esses procedimentos ocorrerão nos hospitais da Rede Mário Gatti, Hospital de Clínicas da Unicamp e na Policlínica da Prefeitura. As consultas especializadas e procedimentos estão previstos para serem realizados em até dois meses, de acordo com a dermatologista.

Hospital PUC Campinas

Local: Avenida John Boyd Dunlop, s/n, no Campus II da PUC-Campinas

Horário: das 9h às 15h.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!