Equipe do Cabelegria esteve hoje no Mário Gatti
Carlos Bassan
Equipe do Cabelegria esteve hoje no Mário Gatti

Mulheres em tratamento oncológico no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti receberam, nesta segunda-feira (12), perucas doadas pela Cabelegria, uma organização sem fins lucrativos de São Paulo, que confecciona e distribui perucas para pacientes com câncer via Correios e por meio de Bancos de Perucas itinerantes e fixos.

Uma das 25 mulheres que receberam perucas foi Joselaine Paula Diniz, de 39 anos. Assim que confirmou o diagnóstico de câncer de mama, há pouco mais de um mês, cortou os cabelos, amarrou as mechas com um elástico e, nesta segunda-feira, doou à Cabelegria. Depois, entrou no Banco de Perucas itinerante, um camarim instalado em uma Van rosa, ao lado da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), e escolheu sua peruca.

“O diagnóstico de câncer é difícil para todos mas, para as mulheres, tem um peso a mais, que é perder os cabelos, porque isso mexe com nossa vaidade, nossa autoestima”, disse. Ela contou que, antes do início da quimioterapia, buscou na internet exercícios de meditação e praticou. “Fui perdendo o medo, ganhando equilíbrio emocional e força para enfrentar o tratamento”, afirmou.

A ong recebeu, nesta segunda-feira, cerca de 10 quilos de cabelos que foram entregues à área de Humanização da Rede Mário Gatti pela população, na campanha Outubro Rosa, mês dedicado a alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. "Tivemos uma adesão importante. Até a semana passada tínhamos arrecadado nove quilos", disse a coordenadora da Humanização, Lucimeire Martini. A campanha de arrecadação de cabelos foi encerrada hoje.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!