A Prefeitura de Hortolândia faz lista de espera para crianças que receberão vacina pediátrica da Pfizer Baby , contra a COVID-19. Interessados em proteger as crianças de seis meses até 2 anos e 11 messes, contra o novo Coronavírus, podem procurar as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade e inscrevê-las em lista de espera.
Após iniciar a vacinação contra a COVID-19, entre novembro e o começo de dezembro, 370 crianças receberam a primeira dose, a Prefeitura de Hortolândia aguarda a chegada de novas doses da vacina para oferecer a 1ª dose contra a COVID-19 a outro grupo de crianças com idade entre seis meses a dois anos 11 meses e 29 dias.
O envio do imunizante aos municípios paulistas é feito pelo Governo do Estado de São Paulo. Atualmente em estoque estão reservadas para a segunda dose das crianças já vacinadas com a primeira dose. Ao todo, o município recebeu 740 doses da vacina pediátrica, contemplando as duas etapas iniciais de imunização contra o novo Coronavírus. A segunda etapa de vacinação começa no dia 19 deste mês.
Em nota, o Governo do Estado de São Paulo informa que não há previsão de envio de um novo lote.
Leia na íntegra a nota:
"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que recebeu, em novembro, 206 mil doses do imunizante da Pfizer, para crianças de 6 meses a 2 anos e 11 meses com comorbidade, público prioritário definido pelo Ministério da Saúde. As vacinas já foram distribuídas para todos os municípios. A população de crianças de 6 meses a 2 anos no Estado de São Paulo é de 1,3 milhão e estima-se que cerca de 195 mil possuam pelo menos uma comorbidade. Portanto, considerando a necessidade de três doses do imunizante, a pasta estadual havia solicitado ao Ministério da Saúde 615 mil doses. Com o quantitativo enviado, será possível apenas imunizar 68 mil crianças. A SES segue cobrando envio de novas doses para atender toda a população elegível."
O Ministério da Saúde preconiza que as crianças de seis meses a três anos incompletos (2 anos 11 meses e 29 dias) recebam três doses do imunizante. O intervalo da 1ª para a 2ª dose é de 28 dias. Já o intervalo da 2ª para a 3ª dose é de oito semanas.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de cumprir o esquema vacinal completo. Essa é a maneira mais eficiente e segura para evitar que haja aumento de casos positivos e óbitos pela doença no município. Quanto mais pessoas estiverem com o esquema vacinal completo, menor o risco de contrair a COVID-19 ou de o caso agravar, em quem contraiu a doença.