Forte chuva na madrugada desta quarta-feira (28), provocou queda de uma árvore de grande porte, na Rua General Marcondes Salgado, localizada na parte lateral do Bosque dos Jequitibás, em Campinas. Casas e carros foram atingidos pelo impacto, uma pessoa morreu.
Segundo o Corpo de Bombeiros, duas casas foram atingidas e um carro ficou sob os troncos da arvore que tombou. O homem de 36 anos, que estava dentro no veículo indo para o trabalho, morreu no local.
A copa da árvore ficou em frente de uma residência. A moradora do imóvel, uma senhora de cerca de 90 anos, teria sido resgatada sem ferimentos pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo a Prefeitura de Campinas, o motivo da queda da árvore está sendo investigado. Acrescenta que o excesso de chuva nas últimas horas, que encharcou o solo, rajadas de vento e a característica de ser uma árvore silvestre com raízes superficiais podem ter causado a queda.
A remoção da árvore está sendo realizada pelos bombeiros e por equipes do DPJ. Uma junção de fatores deverá explicar o que ocorreu, como o registro de cerca de 100 milímetros de chuva acumulada em 24 horas em Campinas que encharcou o solo, as rachadas de vento no horário da queda e as raízes superficiais da árvore de grande porte. Com diâmetro do tronco de cerca de 1,5 metro, a figueira branca nasceu naturalmente no Bosque, com a disseminação da semente por pequenos animais silvestres que se alimentam de seus frutos. Por isso, sua característica é ter raiz muito superficial, o que é comum em bosques/fragmentos de floresta.
A via esta totalmente fechada pela EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), quem vem da Avenida Dr. Moraes Sales, sentido centro, enfrenta grande fluxo de veículos.
Segundo o Cepagri, a previsão do tempo para esta quarta-feira (28) é de tempestade e trovoadas, em Campinas. A chuva deve seguir até domingo e o tempo deve normalizar a partir da próxima semana.