No aniversário de quatorze anos de sua volta às ruas, o bloco Nem Sangue Nem Areia realiza seu desfile pelas ruas de Campinas, na Vila Industrial no dia 12 de fevereiro, um domingo antes do Carnaval. O enredo escolhido é “Samba, Agoniza mas não Morre”, que presta uma homenagem à história do mais tradicional ritmo musical do Brasil, o samba, como manifestação de alegria e resistência.
Além do desfile, os foliões poderão se divertir com shows exclusivos do DJ Maurício Tonetti, que preparou um set exclusivo para o desfile do bloco, e da banda Nem Sangue Nem Areia, uma seleção de instrumentistas e cantores campineiros que interpretará clássicos da música “pra pular” brasileira.
O samba escolhido para o desfile de 2023 do Nem Sangue nem Areia, “A Minha Vila é Nem Sangue Nem Areia”, é de autoria de Edinho Silva, Thiago de Souza e Totoco, e será defendido pelos próprios compositores, com a participação especial da Bateria da Escola de Samba Estrela D’Alva.
No local de concentração do desfile, o Macaxeira Cachaçaria & Restaurante, estará com tendas para a venda de cerveja, das melhores caipirinhas da cidade e de quitutes especiais da culinária nordestina.
História
Entre os anos 40 e 70, as ruas da Vila Industrial serviam como cenário para um dos mais tradicionais blocos carnavalescos de Campinas, o Nem Sangue Nem Areia, uma referência ao filme Sangue e Areia, estrelado pelo galã Tyrone Power. A inspiração veio tanto pela influência hollywoodiana quanto pelo fato da Vila Industrial ser um bairro que abrigava curtumes e matadouros, o que fazia com que a passagem de rebanhos de gado pelo bairro fosse uma cena corriqueira.
Já transformado em escola de samba, o bloco encerrou suas atividades em 1976, retornando às ruas em 2009, quando volta a ser uma referência do carnaval de rua de Campinas.
Serviço
Data: 12 de fevereiro (um domingo antes do Carnaval)
Horário: a partir das 13h com música mecânica. Apresentação do dj Maurício Tonetti a partir das 13h. Show com a banda Nem Sangue Nem Areia às 14h30. Início do desfile às 17h.
Local: Rua Francisco Teodoro (ao lado do túnel de pedestres da Vila Industrial)
Mais informações com Paulo Reda (99202-0691) ou Roberto Cardinalli (99182-7760)